(2009) 96 min (12 anos)
EUA, Califórnia - Tom Hansen cria cartões comemorativos, pois não conseguiu trabalho como arquiteto, em Los Angeles. Sua vida tranquila chega ao fim quando conhece a nova assistente de Vance, o chefe do escritório. Summer Finn é bonita, sincera, simpática e inteligente. Tom se apaixona imediatamente e passa a espreitar todas as oportunidades de se fazer notar por Summer. A grande chance aparece no karaokê onde os colegas se reunem para uma confraternização. Eles bebem, cantam, se aproximam. É o início de um tipo de relacionamento. Mas Tom quer um compromisso e Summer não está pronta para se envolver. Filha de pais separados, ela não acredita no Amor.
Um contador indica o dia em que se passa a ação, tendo ao fundo a silhueta da cidade e uma árvore. De acordo com as cores do cenário, fica evidente o estado de espírito do protagonista. E a história salta para frente e para trás, enquanto um Tom deprimido procura descobrir em que momento o relacionamento começou a dar errado. Rachel, sua irmã caçula adolescente, ouve-lhe as confidências e aconselha sabiamente. Essas conversas fugazes, no intervalo de jogos esportivos, foram para mim alguns dos melhores momentos do filme. Assim também o passeio arquitetônico pela cidade e as cenas imaginadas por Tom durante as sessões de cinema e transpostas para a tela, em preto e branco.
Confesso que achei irritante a personagem principal. Antipatizei quase imediatamente com o jeito distante de Zooey Deschanel, adorada pela maioria dos comentaristas deste filme. Mas sua reticência serve perfeitamente à proposta do roteiro de uma Summer misteriosa e, para ser justa, ela canta bem. As músicas da trilha sonora são ótimas e há momentos inspirados, como a festa no apartamento de Summer, quando a imagem se divide em duas. De um lado a expectativa de Tom e, no canto direito, a realidade. Se um casal não compartilha sonhos e sentimentos, tem pouco futuro pela frente.
Diretor: Marc Webb
Roteiro: Scott Neustadter & Michael H. Weber
Música: Mychael Danna, Rob Simonsen
Fotografia: Eric Steelberg
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel, Chloe Moretz, Clark Gregg, Geoffrey Arend, Matthew Gray Gubler, Minka Kelly
Eu adorei este filme!
ResponderExcluirAo contrário de ti, eu simpatizei imenso com as personagens principais principalmente pelo protagonista...
A banda sonora é espectacular e com uma grande inflûencia da geração pop...
Abraço
http://nekascw.blogspot.com/
Pois é Nekas, já não é de hoje que implico com o tipo vivido pela Zooey no cinema. Vai ver, pessoalmente, ia achá-la um doce de pessoa. :-)
ResponderExcluirQuanto ao Tom, simpatizei logo com seu romantismo e vontade de se comprometer. Está tão apaixonado que não percebe que é um sentimento unilateral.