Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

O Pequeno Italiano

Italianetz * *
The Italian
(2005) 99 min (12 anos)



"Vanya é um garoto de seis anos que mora em orfanato russo. Após a visita de um casal de italianos que resolve adotá-lo, ele ganha dos demais órfãos o apelido de o pequeno italiano. Enquanto espera os dois meses necessários para se juntar a sua nova família, a vida de Vanya muda completamente. Ao ver que a mãe de um ex-órfão, que fora adotado, apareceu no orfanato querendo ter seu filho de volta, o menino acredita que isso também pode acontecer com ele. Mesmo com seus amigos sendo contra a decisão do garoto, por acreditarem que ele pode ter uma ótima vida na Itália, Vanya, com a ajuda de uma adolescente, começa a aprender a ler, a fim de conseguir conhecer um pouco mais sobre seu passado e partir na tentativa de conhecer sua mãe." (Cineplayers)



É incrível o que faz o pequeno Ivan para atingir seu objetivo. Andrei Romanov tirou a idéia para o roteiro de uma notícia no jornal Komsomolskaya Pravda sobre um órfão. O menino aprendeu sozinho a ler, com o único propósito de encontrar o endereço da mãe biológica em seu arquivo. Fugiu do orfanato e foi procurá-la.

No filme, Vanya vai ser adotado ilegalmente e uma agente receberá o dinheiro, repassando uma comissão ao diretor do orfanato. Todas as crianças têm tarefas e os mais velhos, já adolescentes recolhem o dinheiro recebido pelos órfãos, dando-lhes uma pequena parcela. O sistema é aprendido e repetido. Irka, a adolescente que ensina "o italiano" a ler, vai de um caminhão a outro, provavelmente recebendo por favores sexuais. Entre os órfãos desenvolve-se uma solidariedade fraterna. Natasha faz-se de mãe, costurando suas roupas e contando histórias aos pequenos na hora de dormir.

"Italienetz" é um lindo filme, gravado no lar de crianças Lesogorsky, em São Petersburgo, perto de Vyborg, não muito longe da fronteira com a Finlândia. Mostra um retrato da Rússia provinciana, e ganhou vários prêmios no ano do seu lançamento. A maior parte das crianças realmente vive em orfanatos da região. Kolya Spiridonov interpreta Vanya com naturalidade e encanto. Sobressaiu-se logo na seleção, depois de escolhido pela participação num curta-metragem.

Direção:
Andrei Kravchuk
Roteiro: Andrei Romanov
Música: Aleksandr Knaifel
Fotografia: Aleksandr Burov
Elenco: Yuri Itskov, Mariya Kuznetsova, Dariya Lesnikova, Denis Moiseenko, Nikolai Reutov, Kolya Spiridonov, Sasha Sirotkin, Andrei Yelizarov, Vladimir Shipov, Polina Vorobieva, Olga Shuvalova.

4 comentários:

psiquiatria sem fronteiras disse...

Exelente obra russa, será indicado no psiquiatria sem fronteiras da SBT em SC (www.psiquiatriasemfronteiras.blogspot.com)

Stella disse...

Que legal! Muita gente vai gostar

Tamar disse...

O filme é fantástico, comecei a assisti-lo deitada no sofá e terminei sentada, pois ele me envolveu e me fez prestar atenção a cada detalhe.

Stella disse...

Tamar, seu comentário me fez rir e lembrar de quantas vezes me peguei sentada na ponta da cadeira, de boca semi-aberta, completamente absorta por um filme que me impressiona.
Um abraço, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner