Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Às Margens do Rio Sagrado

Water *
(2005) 117 min (14 anos)

"Por muito tempo acreditei que Deus era a verdade. Mas hoje eu sei, que a única verdade é Deus. A perseguição da verdade é inestimável para mim. Eu acredito que será o mesmo para vós." (Mahatma Ghandi)



India, Banaras, 1938 - Água do rio Ganges, água da chuva; as águas se misturam às lágrimas das viuvas hindus no ashram, onde vivem juntas, separadas da família e da sociedade, prisioneiras dos costumes até o fim da vida. De acordo com a tradição dos livros sagrados só têm 3 opções após a morte do marido: casar com o irmão mais moço do falecido, se a família permitir, matar-se na pira funerária ou viver em celibato e disciplina.


Aos 8 anos, Chuyia já é viuva, embora sequer se recorde do dia do casamento. Está destinada a uma meia-vida, pois metade de sua alma foi levada pelo marido. Ela espera que a mãe venha resgatá-la da casa das viúvas, mas isso não acontece. Protegida pela incansável Shakuntala, desafiando a desagradável Madhumati, Chuyia faz amizade com Kalyani, a bela jovem que também é viuva desde a infância. Por acaso elas conhecem Narayan, jovem advogado, adepto do Mahatma Gandhi, que está prisioneiro de fato dos ingleses, mas cujas idéias voam livres pela India, entusiasmando as almas jovens na busca da verdade.

A diretora Deepa Mehta enfrentou oposição de grupos hindus fundamentalistas. Precisou encerrar as filmagens em Varanasi, devido à pressão do líder do governo em Uttar Pradesh. Quatro anos depois a produção foi retomada no Sri Lanka.

"Deepa Mehta comoveu-se com a situação precária das viúvas indianas. Segundo os censos de 2001, existem cerca de 34 milhões de viúvas neste país, a viverem em condições miseráveis, de acordo com um texto religioso que conta com mais de dois mil anos de vida.

Depois de um grupo de fundamentalistas hindus terem destruído por completo o cenário onde a realizadora estava a filmar, na Índia, Deepa Mehta recriou a cidade de Varanasi e o rio Ganjes no Sri Lanka. No elenco, conta-se com a beleza de Lisa Ray, com a super estrela de Bollywood, John Abraham, e com a sensibilidade e ternura de Sarale. Esta a criança de sete anos, nascida no Sri Lanka, descoberta por Deepa Metha, que nunca tinha actuado antes, não sabia uma palavra de indiano ou de inglês. Aprendeu as palavras foneticamente, com a ajuda de um tradutor." (Ana Rita Madruga)


"Às Margens do Rio Sagrado" é um filme belo e delicado, que emociona. Faz parte de uma trilogia, iniciada em 1996, com "Fogo" (Fire) e continuada com "Terra" (Earth), de 1998.


Diretora: Deepa Mehta
Roteiro: Deepa Mehta, com diálogos de Anurag Kashyap
Música: Mychael Danna, A.R. Rahman
Fotografia: Giles Nuttgens
Elenco: Sarala, Seema Biswas, Lisa Ray, John Abraham, Manorama.

5 comentários:

Luminata disse...

Nice blog. :)

http://luminata55.blogspot.com

Anônimo disse...

adorei o filme,chorei muito por causa da menina que tem, que casar muito novinho.nesta idade é elas tem que esta brincando e nao se casando. de uma outra criança que ficou muito triste com o sofrimento das menininhas indiana.eu nao me vejo casada.esse pais tinha que mudar essa lei indiana,porq elas so casa se quiser....

Stella disse...

Caro Anônimo,

Há ainda muitos costumes injustos pelo mundo a fora. As mulheres são afetadas por vários. Você está certo(a), criança tem que brincar e não se casar.

Ethienne Peixoto disse...

Também acho que são crianças, porém temos que respeitar a cultura deles...Espero que isso mude, mas o que tem que ser mudado é a cabeça dos pais também.

Stella disse...

É verdade, Ethienne, se a cabeça dos adultos não mudar, não haverá esperança para as meninas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner