(1979) 117 min (14 anos)
Os sete tripulantes da nave mineradora Nostromo despertam das câmaras criogênicas para descobrir que não estão a caminho da Terra. A espaçonave sombria é comandada por "Mãe", o computador de bordo, que interceptou um chamado de SOS, vindo de um planeta próximo. A contragosto, a equipe é obrigada a investigar. Depois de enfrentar turbulência no pouso, sai para explorar a área e encontra uma nave abandonada. Dentro, jaz o esqueleto de um piloto alienígena petrificado e uma ampla estufa repleta de ovos.
Aproximando-se de um deles, Kane percebe que há movimento no interior. O topo se abre, deixando entrever uma forma pulsante. Curioso, o astronauta minerador se debruça e ... o horror começa.
Um dos trunfos do filme é o ambiente escuro, soturno, bem diferente da imagem futurista e luminosa projetada pelo "2001" de Stanley Kubrick. Assim também sinistra é a concepção do oitavo passageiro como uma criatura agressiva, mutável, ácida, que percebe o calor dos seres vivos e os destrói imediatamente. O "Alien", desenhado pelo surrealista suíço Hans Rudolg Giger, é perfeita e misteriosa máquina de destruição, revelada parcimoniosamente, deixando nossa imaginação a borbulhar. Repare que há um nono passageiro, frequentemente esquecido, mas importante, que atende pelo nome de Jones.
Diretor: Ridley Scott
Roteiro: Dan O'Bannon, baseado em história de Ronald Shusett e Dan O'Bannon
Música: Jerry Goldsmith
Fotografia: Derek Vanlint
Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt, Ian Holm, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, Yaphet Kotto, Bolaji Badejo (Alien), Helen Horton (voz do computador "Mãe")
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPatrícia, vou seguir sua dica e alugar hoje o 2º Alien. Lembro de que gostei bastante. Depois te conto. Um beijo,
ResponderExcluirstella