(2008) 110 min (14 anos)
EUA, Nova Iorque - Um jovem caminha pela ponte Brighton, no Brooklyn, carregando roupas num cabide, onde se lê mensagem da tinturaria: "Amamos nossos clientes". Um som forte, ritmado, que lembra o ruído de máquinas numa fábrica, o acompanha. O rapaz sobe na divisória e se deixa cair, de pé, na água fria. Com os braços levantados, seu corpo vai lentamente afundando, enquanto recorda a imagem e as palavras de uma mulher: "Leonard, te amo, mas vou embora." Voltando à superfície, grita por socorro e é auxiliado pelos transeuntes. Confuso e embaraçado, só quer se afastar das pessoas e ir embora.
Vendo-o chegar encharcado, murmurando explicações insuficientes, seus pais deduzem que Leonard se entregou ao desespero mais uma vez. Numa tentativa de ajudá-lo, apresentam-lhe Sandra, filha de um casal amigo, possível comprador da tinturaria da família. Há um interesse mútuo imediato entre os jovens, para satisfação de todos. A intenção dos pais amorosos é que Leonard continue a trabalhar na tinturaria e se case com Sandra. Enfim, tudo estaria resolvido se, no caminho de Leonard, não aparecesse a loura e esguia Michelle. Fascinado pelo seu jeito desprotegido e sofisticado, ele se sente compelido a conquistar a nova vizinha. Não esmorece nem ao descobrir que ela usa drogas e tem um amante casado.
Nesse triângulo, Sandra quer cuidar de Leonard, que deseja salvar Michelle. A morena é calma, gentil, carinhosa e incentiva o gosto do namorado pela fotografia. Seus encontros com Leonard se dão em ambientes fechados e acolhedores. Contrastando, é no topo do edifício em que moram, onde um vento gelado despenteia os cabelos lisos de Michelle, que os vizinhos se procuram. A diferença de clima representa o que esperar do convívio com cada uma das moças. Leonard deve decidir se prefere o carinho tranquilo ou uma vida provável de paixão e turbulência. O que você escolheria?
"Amantes" tem ótimas performances do elenco e um roteiro bem desenvolvido. O personagem de Leonard Kraditor foi escrito tendo Joaquin Phoenix em mente: "uma alma atormentada, solitária, perdida, comovente" (palavras do diretor). Se ele não tivesse aceito o papel, o filme não teria sido realizado. A trilha sonora é um envolvente caso à parte.
"Amantes" tem ótimas performances do elenco e um roteiro bem desenvolvido. O personagem de Leonard Kraditor foi escrito tendo Joaquin Phoenix em mente: "uma alma atormentada, solitária, perdida, comovente" (palavras do diretor). Se ele não tivesse aceito o papel, o filme não teria sido realizado. A trilha sonora é um envolvente caso à parte.
Roteiro: James Gray & Ric Menello
Fotografia: Joaquín Baca-AsayElenco: Joaquín Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw, Isabella Rossellini, Elias Koteas, Moni Moshonov, Bob Ari
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIh Stella, agora sou suspeito para falar. Adoro Amantes, para mim um dos melhores filmes do ano. Inclusive passei a ver o cinema de James Gray com outros olhos depois desse filme e é um dos atuais cineasta norteamericanos que eu mais admiro.
ResponderExcluirAcho o filme todo melancólico, mas ao mesmo tempo muito potente por pegar esse personagem já problemático numa situação mais difícl, dividido entre dois amores. O final é lindo.
O final me deixou intrigada, Rafael. Mas vi como algo positivo, não como conformismo. Olhando a luva, representando a mão que acaricia, Leonard lembrou que era amado. Também achei lindo. Dia desses vou ver de novo...
ResponderExcluir