(2008) 101 min (14 anos)
Canada - No final do ano, as famílias se preparam para o Natal em Toronto, enfeitando casas e jardins. Simon é um adolescente órfão criado pelo impulsivo, mas dedicado, tio materno. Tom nunca descobriu sua vocação, diz o avô Morris ao neto que vai visitá-lo no hospital. Por isso Tom ganha a vida como rebocador de carros estacionados irregularmente. Em compensação, o ancião só tem palavras de elogio para Rachel, a mãe de Simon, que vai registrando no celular todas as informações sobre a morte dos pais.
Na escola, a professora de francês pede aos alunos que traduzam uma antiga notícia de jornal. O artigo fala de um frustrado atentado a bomba em avião cujo destino era Israel. Um homem colocou explosivos na bagagem da mulher grávida. Simon tem a idéia de escrever o trabalho da perspectiva do bebê, ainda na barriga da mãe. Sabine que, além de ensinar francês, também é responsável pelas aulas de teatro, sugere a Simon que desenvolva a história e a apresente como exercício dramático, levando os colegas a pensarem que era ele realmente aquela criança. Envolvido pelo projeto, o adolescente passa a discuti-lo na internet com pessoas de diferentes opiniões: entre elas uma sobrevivente de campo de concentração e um neo-nazista que afirma que o holocausto não existiu.
O diretor canadense Atom Egoyan baseou-se no "Hindawi Affair". Na manhã de 17 de abril de 1986, os agentes de segurança israelense do Aeroporto de Heathrow descobriram explosivos semtex na bagagem de Anne Mary Murphy. A irlandesa grávida ia embarcar num vôo da El Al para Tel Aviv com 375 passageiros. Aparentemente ela desconhecia o conteúdo da valise, que foi preparada pelo noivo jordaniano Nezar Hindawi. Anne Mary pensava estar indo ao encontro da familia dele. O terrorista foi condenado a 45 anos de prisão (Wikipedia).
A câmera sossegada de "Adoração" alinhava melodiosamente as visões de cada personagem em sua busca pela verdade, conciliação e alívio da dor.
Diretor: Atom Egoyan
Roteiro: Atom Egoyan
Música: Mychael Danna
Fotografia: Paul Sarossy
Elenco: Devon Bostick, Arsinée Khanjian, Scott Speedman, Rachel Blanchard, Noam Jenkins
Bem, vi poucas coisas do Egoyam, mas esse Adoração está na minha lista para ver ainda este ano. Mas sabe que vi muitos comentários negativos sobre o filme. Só conferindo pra ver mesmo.
ResponderExcluirRafael, não é um filme imperdível, com certeza. Mas se fôssemos assistir apenas esses, a indústria do cinema iria à falência. ;-)
ResponderExcluir