Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Adoração

Adoration
(2008) 101 min (14 anos)



Canada - No final do ano, as famílias se preparam para o Natal em Toronto, enfeitando casas e jardins. Simon é um adolescente órfão criado pelo impulsivo, mas dedicado, tio materno. Tom nunca descobriu sua vocação, diz o avô Morris ao neto que vai visitá-lo no hospital. Por isso Tom ganha a vida como rebocador de carros estacionados irregularmente. Em compensação, o ancião só tem palavras de elogio para Rachel, a mãe de Simon, que vai registrando no celular todas as informações sobre a morte dos pais.

Na escola, a professora de francês pede aos alunos que traduzam uma antiga notícia de jornal. O artigo fala de um frustrado atentado a bomba em avião cujo destino era Israel. Um homem colocou explosivos na bagagem da mulher grávida. Simon tem a idéia de escrever o trabalho da perspectiva do bebê, ainda na barriga da mãe. Sabine que, além de ensinar francês, também é responsável pelas aulas de teatro, sugere a Simon que desenvolva a história e a apresente como exercício dramático, levando os colegas a pensarem que era ele realmente aquela criança. Envolvido pelo projeto, o adolescente passa a discuti-lo na internet com pessoas de diferentes opiniões: entre elas uma sobrevivente de campo de concentração e um neo-nazista que afirma que o holocausto não existiu.

O diretor canadense Atom Egoyan baseou-se no "Hindawi Affair". Na manhã de 17 de abril de 1986, os agentes de segurança israelense do Aeroporto de Heathrow descobriram explosivos semtex na bagagem de Anne Mary Murphy. A irlandesa grávida ia embarcar num vôo da El Al para Tel Aviv com 375 passageiros. Aparentemente ela desconhecia o conteúdo da valise, que foi preparada pelo noivo jordaniano Nezar Hindawi. Anne Mary pensava estar indo ao encontro da familia dele. O terrorista foi condenado a 45 anos de prisão (Wikipedia).
A câmera sossegada de "Adoração" alinhava melodiosamente as visões de cada personagem em sua busca pela verdade, conciliação e alívio da dor.

Diretor: Atom Egoyan
Roteiro: Atom Egoyan
Música: Mychael Danna
Fotografia: Paul Sarossy
Elenco: Devon Bostick, Arsinée Khanjian, Scott Speedman, Rachel Blanchard, Noam Jenkins

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Bem, vi poucas coisas do Egoyam, mas esse Adoração está na minha lista para ver ainda este ano. Mas sabe que vi muitos comentários negativos sobre o filme. Só conferindo pra ver mesmo.

Stella disse...

Rafael, não é um filme imperdível, com certeza. Mas se fôssemos assistir apenas esses, a indústria do cinema iria à falência. ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner