Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 28 de maio de 2013

O Impossível

The Impossible * *
(2012) 114 min (12 anos)

Tailândia - Em 2004, Maria e Henry Bennet levaram os três filhos para passar as férias de Natal em Khao Lak. Hospedados num hotel à beira-mar, Lucas, Simon e Thomaz viveram com os pais momentos de completa felicidade sob as palmeiras e um sol generoso. A tragédia chegaria na manhã de 26 de dezembro na forma de uma avassaladora tsunami. A onda colossal formou-se às 00:58:53 UTC - quando um choque das placas subterrâneas convulsionou o fundo do Oceano Índico - viajou quilômetros, até alcançar as terras de 14 países, matando mais de 230 mil pessoas.

A tsunami que chegou à costa oeste da Tailândia encontrou a família Bennet relaxando na piscina do hotel. A enchente que se seguiu ao choque inicial separou o casal para diferentes áreas da região. Mesmo bastante ferida, Maria conseguiu agarrar-se a Lucas e Henry alcançou Simon e Thomaz. O resto da história relata tentativas desesperadas de sobrevivência, a busca de uns pelos outros e os gestos de solidariedade que iluminaram esses momentos.

Quando Maria e Lucas chegam ao hospital, a situação é dramática, pois não há estrutura suficiente para atender a tantos feridos. Os pacientes permanecem deitados sobre as macas, ainda enlameados, à espera de cuidados e cirurgias. Lucas fica sentado perto da mãe até que Maria pede que ele vá ajudar outras pessoas, pois ele é bom nisso. Nesse momento ele esquece seu sofrimento e começa a procurar os parentes dos outros internados.

"O Impossível" foi filmado na Espanha e na Tailândia, no já reconstruído Orchid Resort Hotel. Muitos dos extras que trabalham no filme são reais sobreviventes da tsunami. Em 2012, no Festival de Cinema de Toronto, Naomi Watts, Ewan McGregor e os jovens que interpretaram seus filhos tiveram a oportunidade de conhecer a verdadeira família Belon, na qual se baseou essa história. A família na realidade é espanhola mas na época vivia no Japão. (imdb) Naomi Watts e Tom Holland, que interpretou Lucas, o filho mais velho do casal, foram indicados para vários prêmios e ganharam alguns pelo desempenho notável. Graças ao trabalho dos dois, meu filho biólogo e eu vertemos lágrimas abundantes assistindo "O Impossível", sob o olhar divertido da filha do meio que, nesse dia, estava um tanto insensível.

Curiosidade:
* Tomas Alvarez-Belon tinha 8 anos quando a família se separou por dois dias, depois da chegada da tsunami. Agora com 17, Tomas escolheu estudar no Atlantic College, no País de Gales, por causa do seu reconhecido programa de treinamento de salva-vidas. (BBC)
familia Belon

Diretor: Juan Antonio Bayona
Roteiro: Sergio G. Sanchez
Musica: Fernando Velázquez
Fotografia: Óscar Faura
Elenco: Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland, Samuel Joslin, Oaklee Pendergast, Geraldine Chaplin, Sönke Möhring
Distribuidora: Paris Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

9 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Stella, eu adorei "O Impossível". Fiquei particularmente impressionado pela forma como o filme flerta com o melodrama mas nunca é prejudicado por ele. Emocionante na medida exata!

bruno knott disse...

Confesso que também não consegui segurar as lágrimas, principalmente quando o personagem de Ewan McGregor faz a ligação para o sogro.

Excelente filme, cheio de alma e ótimos efeitos especiais.

Só não gostei daqueles desnecessários desencontros no final... tentaram aumentar o impacto de maneira artificial. Mas isso prejudica muito pouco.

Stella disse...

Foi demais para meu coração, Bruno, mas, apesar disso, há cenas tão bonitas e as atuações são tão naturais e fortes, que estou pensando em rever.

Stella disse...

Matheus, saber que foi uma história real ainda aumentou a emoção. Felizmente já sabia que iam sobreviver, mas pensei que a mãe fosse perder a perna ou algo assim.

Evilin Diana disse...

eu queria saber o nome verdadeiro de todos!!

Stella disse...

Evilin, o site Wikipedia informa que o casal espanhol sobrevivente da tsunami, Maria e Enrique Belón, têm três filhos: Lucas, Simón, e Tomás Belón. Um abraço, S.

Stella disse...

O sobrenome completo da família é Belón Álvarez.

Tabibito-san disse...

Olá Stella Daudt.(55)


Stella,o sistema de busca de busca rápida não encontra "O Impossível",ele encontra somente como "The Impossible".Eu imagino que seja também por causa do acento,nessa situação.

Numa cena lá no finalzinho,tem a foto da família.Engraçado,por aquela foto eu lembrava deles com rostos mais comuns,daqueles latinos típicos remetendo à classe social mais baixa do que na foto de divulgação do filme,resolução mais baixa no filme e produção de Hollywood??

O realismo do tsunami em si e do depois dele é inegável,a gente fica a pensar como fizeram aquilo de água[já que apela-se pro CGI]?Gente cansada,suja,descabelada,ferida **SPOILER* A panturrilha dilacerada de Naomi Watts,atriz com um "Q" similar à Maria Belon até. ;) *FIM DE SPOILERS**,desnorteada etc.

Eu não chorei como vocês.Minha sensação mais palpável foi a alfição e um "aperto no peito" com os desencontros e perdas que seriam definitivas,quem sabe?Eu não sabia do "baseado em fatos reais".Creio que se maneirassem um pouco algumas vezes era o suficiente,pois a história já era suficientemente imersiva e o elenco tinha tanta química. *Gostei de saber disso: "(...)Muitos dos extras que trabalham no filme são reais sobreviventes da tsunami.(...)"


Tchau.(55)

Stella disse...

Olá, Tabibito-san! Esse sistema de busca é meio irritante, por isso às vezes não sei se coloco acentos ou não no título. Quando faço uma busca, prefiro procurar pelo nome de algum ator ou diretor do filme.

Aqueles desencontros no final são bem aflitivos, mesmo a gente imaginando que eles tivessem uma casa para onde voltar, onde poderiam se reunir. Ou até na embaixada americana na Tailândia. Mas tudo ficou esquecido naquela hora. ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner