(2010) 105 min (Livre)
EUA, Portland - "Decisões Extremas" está nesse blog apenas por ser baseado numa história real. Uma história da extrema coragem e dedicação de John e Aileen Crowley, pais de duas crianças que nasceram com a Doença de Pompe. Esta é uma doença genética rara e debilitante, que afeta crianças e adultos. Estima-se que atinja menos de 10 mil indivíduos em todo o mundo.
Os doentes não têm a enzima que metaboliza o glicogênio, um tipo de açúcar. Esse açúcar acumula-se nas células musculares, principalmente coração, músculos esqueléticos e diafragma, por isso os doentes sentem dificuldade de respirar. As crianças costumam morrer antes dos 9 anos de idade.
Pois John abandonou o emprego como executivo bem-sucedido de uma empresa de medicamentos, o que lhe garantia alto salário e seguro de saúde para os filhos. Dedicou-se, em tempo integral, a levantar fundos para a pesquisa de Robert Stonehill, professor da Universidade de Nebraska. O cientista desenvolveu promissora teoria sobre a criação de uma enzima mais eficaz para quebrar o açúcar nas células musculares dos pacientes com doença de Pope.
Unindo-se a outras famílias com o mesmo problema e buscando financiamento junto a grandes laboratórios, John conseguiu o que parecia impossível. É desafio semelhante ao do casal Odone. A saga de Augusto e Michaela Odone foi magistralmente retratada em "O Óleo de Lorenzo", com Susan Sarandon e Nick Nolte. Não espere o mesmo de "Decisões Extremas", apesar da presença de Harrison Ford e Brendan Fraser. Acho que o melhor trabalho de Fraser ainda é "Deuses e Monstros". O atual vale pela bela fotografia de Andrew Dunn e o exemplo de amor e coragem dos dedicados pais.
Curiosidades:
* o personagem de Robert Stonehill funciona como um amálgama de vários cientistas, especialmente o Dr. Yuan-Tsong Chen, da Duke University.
* Myozyme, o remédio desenvolvido para controlar a doença, custa cerca de 300.000 dólares por ano, e deve ser tomado durante toda a vida do paciente.
John Crowley |
Diretor: Tom Vaughan
Roteiro: Robert Nelson Jacobs, baseado no livro "The Cure: How a Father Raised $100 Million - And Bucked the Medical Establishment - in a Quest to Save His Children", de Geeta Anand
Música: Andrea Guerra
Fotografia: Andrew Dunn
Elenco: Brendan Fraser, Harrison Ford, Keri Russell, Courtney B. Vance, Meredith Droeger, Diego Velazquez, Jared Harris
Distribuidora: Sony Pictures
Gostaste do filme? Eu não gostei muito. Sou sincera. Não gostei da personagem do Ford.
ResponderExcluirLendo o terceiro parágrafo já me veio a mente O Óleo de Lorenzo, que é um bom filme mesmo.
ResponderExcluirConfesso que não fiquei muito motivado pra assistir a este não... mas quem sabe num dia de tédio?
abraços!
Pois é Bruno, quase não incluo "Decisões Extremas" no blog. Mas, sem estrelinha alguma, coloco alguns filmes que podem ser úteis para alguém ou que deixam exemplo de valores humanos. É o caso. Um abraço, bom fim-de-semana,
ResponderExcluirstella
Dora: Não gostei tanto assim do filme, por isso não adicionei nenhuma estrelinha-asterisco. Mas achei uma história de vida impressionante e quis manter um registro para eventuais consultas. Para isso também uso meus blogs: memória auxiliar. :-)
ResponderExcluirNenhum dos personagens me impressionou, mas gostei de conhecer a verdadeira família Crowley, nos extras do DVD, e apreciei a fotografia bonita do filme. Não vou rever, mas gostei de ter visto.