Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Decisões Extremas

Extraordinary Measures
(2010) 105 min (Livre)
 
EUA, Portland - "Decisões Extremas" está nesse blog apenas por ser baseado numa história real. Uma história da extrema coragem e dedicação de John e Aileen Crowley, pais de duas crianças que nasceram com a Doença de Pompe. Esta é uma doença genética rara e debilitante, que afeta crianças e adultos. Estima-se que atinja menos de 10 mil indivíduos em todo o mundo.

Os doentes não têm a enzima que metaboliza o glicogênio, um tipo de açúcar. Esse açúcar acumula-se nas células musculares, principalmente coração, músculos esqueléticos e diafragma, por isso os doentes sentem dificuldade de respirar. As crianças costumam morrer antes dos 9 anos de idade.
Pois John abandonou o emprego como executivo bem-sucedido de uma empresa de medicamentos, o que lhe garantia alto salário e seguro de saúde para os filhos. Dedicou-se, em tempo integral, a levantar fundos para a pesquisa de Robert Stonehill, professor da Universidade de Nebraska. O cientista desenvolveu promissora teoria sobre a criação de uma enzima mais eficaz para quebrar o açúcar nas células musculares dos pacientes com doença de Pope.

Unindo-se a outras famílias com o mesmo problema e buscando financiamento junto a grandes laboratórios, John conseguiu o que parecia impossível. É desafio semelhante ao do casal Odone. A saga de Augusto e Michaela Odone foi magistralmente retratada em "O Óleo de Lorenzo", com Susan Sarandon e Nick Nolte. Não espere o mesmo de "Decisões Extremas", apesar da presença de Harrison Ford e Brendan Fraser. Acho que o melhor trabalho de Fraser ainda é "Deuses e Monstros". O atual vale pela bela fotografia de Andrew Dunn e o exemplo de amor e coragem dos dedicados pais.

Curiosidades:
* O verdadeiro John Crowley fez uma ponta no filme (a cameo appearance), como um dos capitalistas do grupo Renzler, de Chicago. Claro que eu não percebi, esta é mais uma informação do site imdb.
 * o personagem de Robert Stonehill funciona como um amálgama de vários cientistas, especialmente o Dr. Yuan-Tsong Chen, da Duke University.
 * Myozyme, o remédio desenvolvido para controlar a doença, custa cerca de 300.000 dólares por ano, e deve ser tomado durante toda a vida do paciente.
John Crowley
* Para saber mais sobre a família Crowley é só entrar no seu site.


Diretor: Tom Vaughan
Roteiro: Robert Nelson Jacobs, baseado no livro "The Cure: How a Father Raised $100 Million - And Bucked the Medical Establishment - in a Quest to Save His Children", de Geeta Anand
Música: Andrea Guerra
Fotografia: Andrew Dunn
Elenco: Brendan Fraser, Harrison Ford, Keri Russell, Courtney B. Vance, Meredith Droeger, Diego Velazquez, Jared Harris
Distribuidora: Sony Pictures
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner