Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 6 de junho de 2010

Educação

An Education * *
(2009) 100 min ( (14 anos)



Inglaterra, 1961 - A adolescente Jenny Mellor vive com os pais em Twickenham, subúrbio de Londres. Aos 16 anos, excelente aluna, Jenny toca violoncelo e tem como maior objetivo ser aceita na Universidade de Oxford. A jovem não é só inteligente, mas bonita, simpática, gentil, com um gosto natural para as obras de arte. Embora precise melhorar no conhecimento de Latim, tudo se encaminha para o sucesso das pretensões familiares, até que surge no cenário David Goldman. Com o dobro da idade de Jenny, um carro sofisticado (Bristol) e muita persuasão, proporciona à deslumbrada estudante uma experiência de imersão cultural e divertimento: concertos de música clássica, restaurantes caros, leilões, viagens.

Algumas questões se apresentam à Jenny Mellor pela primeira vez. Vale a pena esforçar-se e estudar tanto se as grandes conquistas são feitas pelos homens? Miss Stubbs, a séria professora de Literatura Inglesa, alerta a aluna e a incentiva a persistir rumo a Oxford. Mas Jenny reluta entre o que ela imagina seja uma existência aborrecida, e o que parece a vida glamourosa oferecida por David. Os dedicados e ingênuos pais de Jenny parecem tão encantados quanto a filha.

Depois de assistir "Educação", espero que cheguem a nós muitas outras obras agradáveis da diretora dinamarquesa Lone Scherfig. Essa foi indicada ao Oscar de Melhor Filme e ganhou vários outros prêmios nos EUA e Inglaterra. Já a graciosa atriz Carey Mulligan, que faz o papel de Jenny, era um rosto conhecido. Estreou no cinema como a frívola Kitty Bennet, na versão de 2005 de "Orgulho e Preconceito". Seu trabalho como principal protagonista de "Educação" é esplêndido.

Nunca percebo nada do que aconteceu de errado na gravação dos filmes. Não vejo microfones no alto da tela, aviões passando, figurantes de tênis ou relógios em filmes antes de Cristo. Mas em "Educação" eu vi! Aos 44:11 a cena mostra David e o amigo Danny de costas, sentados nos bancos da frente do carro. Quando a filmagem muda o ângulo, são David e Jenny saindo pelas portas da frente. Não tira nada do mérito da direção, mas é um marco na minha vida! :-)

Diretora: Lone Scherfig
Roteiro: Nick Hornby, baseado nas memórias da jornalista inglesa Lynn Barber
Música: Paul Englishby
Fotografia: John de Borman
Elenco: Carey Mulligan, Alfred Molina, Peter Sarsgaard, Olivia Williams, Cara Seymour, Matthew Beard, Emma Thompson, Dominic Cooper, Rosamund Pike, Kate Duchene, Beth Rowley (cantora do clube noturno)


DEPOIS de ver o filme, você pode gostar de ler uma entrevista com Lynn Barber, a verdadeira Jenny.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner