Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Testemunhas de uma Guerra

Triage
(2009) 99 min (18 anos)


O fotógrafo de guerra Mark Walsh está deitado, parece morto. Carregado para o campo de feridos no Curdistão, ele tenta fixar os olhos nas mãos do Dr. Talzani. O médico deixa etiquetas amarelas ou azuis sobre os pacientes recém-chegados, distinguindo os que têm chances de sobreviver daqueles que estão além de qualquer possibilidade de ajuda. Onde está David? Os dois são companheiros inseparáveis nos campos de batalha. Enquanto Walsh focaliza corpos feridos, rostos desesperados e contorcidos de dor, David busca algum instante de beleza na feiura da guerra, um momento de esperança. Ambos são casados, mas David está para ser pai e quer voltar para casa a tempo do parto. O que lhes reserva o destino?

"Testemunhas de uma Guerra" é um filme correto, que pode provocar algumas lágrimas nos mais chorões, como eu. Mas também faz refletir sobre as causas dos combates entre povos e o poder do sofrimento. A experiência da dor, vivida com humildade, nos faz mais solidários, humanos. Em certo momento, o médico curdo lembra que testemunhou algumas lutas contra os turcos e outras contra o Iraque. "Perdemos todas." A época em que países europeus mexeram na geografia do mundo trouxe-nos as sequelas de hoje. Precisamos de novos Ghandis e Mandelas para resolver os conflitos atuais. São líderes raros, mas os únicos com chance de sucesso, a história já provou.

Quando já estava saturada de ver tantos ferimentos, aparece na tela Christopher Lee. Falando pouco ou muito, ele ainda me hipnotiza, como nos tempos de Conde Drácula. Aos 86 anos, o inglês teve mais linhas de diálogo em "Testemunhas de uma Guerra" do que em qualquer dos seus trabalhos anteriores. Com 60 anos de carreira, atuou em cerca de 300 filmes e produções para TV. Já o irlandês Colin Farrell ficou só pele e osso para interpretar Mark. Diz o site imdb que foi uma alimentação à base de café, coca-cola diet e atum, para perder uns 22 kg. Com esse regime, acho que dá para perder até o gosto pela vida!

Diretor: Danis Tanovic
Roteiro: Danis Tanovic, baseado no livro de Scott Anderson
Música: Lucio Godoy
Fotografia: Seamus Deasy
Elenco: Colin Farrell, Paz Vega, Christopher Lee, Kelly Reilly, Jamie Sives, Branko Djuric, Juliet Stevenson, Mozaffar Shafeie
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner