Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Capitalismo: uma História de Amor

Capitalism: a Love Story * *
(2009) 127 min (18 anos)



EUA - Michael Moore continua afiado na sua crítica e humor. O documentário inicia com um filminho da BBC sobre o Império Romano, onde são intercaladas cenas da América contemporânea. Uma América próspera, sem a competição de Alemanha e Japão. Quando a situação muda, e o sonho americano ameaça virar pesadelo, Wall Street e as grandes Corporações aliam-se aos políticos, concentrando o dinheiro nas mãos de poucos e deixando os mais vulneráveis sem casa, emprego e assistência de saúde.

Assim como mostrou, em "Sicko", as mutretas dos seguros de saúde, em "Capitalismo - uma história de amor", Michael revela tramóias dos executivos das grandes empresas. Conseguem aprovação de medidas favoráveis, concedendo financiamentos privilegiados a congressistas e juízes. Fazem seguro para os empregados, nos quais a empresa é beneficiária. Valendo-se de dificuldades nas instituições financeiras, arrancam dinheiro do governo e dão bonificações para os altos executivos, enquanto os pobres perdem suas casas e fazendas.

Um acordo entre juízes e empresa privada, levou à prisão jovens que cometeram pequenas infrações. Um deles foi preso por ter atirado um bife no padrasto! Os carcereiros decidiam se os internos seriam libertados ao final da pena ou se cumpririam uma extensão. Chocante. Imprescindível assistir aos Extras. Há um admirável pronunciamento do ex-presidente Jimmy Carter, entrevista com Michael Pollan (autor de "O Dilema do Onívoro") e depoimento de pessoas que encontraram alternativas exequíveis e mais humanas para solucionar problemas de moradia.

A ganância precisa sair de moda, e ser substituída pelo capitalismo responsável, que respeita o consumidor, trata o empregado como parceiro e protege o meio ambiente. Essa visão dá lucro! Para ser verdadeiramente uma democracia, um país precisa facilitar a vida dos pequenos e médios empreendedores, que são os que mais criam empregos, além de proteger os cidadãos mais frágeis. Saúde, educação de qualidade, moradia e segurança para todos!

Diretor: Michael Moore
Roteiro: Michael Moore
Música: Jeff Gibbs
Fotografia: Daniel Marracino, Jayme Roy
Aparecem no documentário: Franklin Delano Roosevelt, Michael Moore, Ronald Reagan, Joseph Stalin, Jimmy Carter, Elijah Cummings, John McCain, Sarah Palin, Barack Obama, George W. Bush, Arnold Schwarzenegger, Bill Clinton, Bela Lugosi, Martin Luther King
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner