Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 15 de setembro de 2013

O Lugar Onde Tudo Termina

The Place Beyond The Pines * * *
(2012) 141 min (16 anos)
"Se você dirige como um raio, vai cair como um trovão."

EUA - Luke Glanton é um motociclista solitário de grande habilidade, que se exibe num globo da morte em feiras estaduais. Admirado pelas jovens, distribui autógrafos e coleciona aventuras. Tudo muda quando Luke recebe a visita da ex-namorada Romina e descobre ter um filho pequeno. Sem haver convivido com o próprio pai, o motoqueiro quer estar presente na vida de Jason, por isso larga o show e arranja trabalho numa oficina mecânica. O atual companheiro de Romina vê com desagrado a proximidade do motociclista. Mas para poder bancar a família é preciso mais do que o pouco que recebe como mecânico e Luke se envolve em assaltos a banco. Durante uma fuga ele se defronta com o policial Avery Cross, que, como ele, é pai de um menino pequeno. Os dois trocam tiros e tombam. Quinze anos depois a ação continua.

Avery é um policial ambicioso. Filho de juiz, sua prioridade é a carreira. Avery é o oposto de Luke Glanton. Para o motociclista, a família tornou-se um projeto de vida. Em suas próprias palavras:  "Ele é meu filho e devo ficar perto dele. Meu pai não estava por perto e veja o que me tornei." Seu erro foi usar de violência para garantir esse objetivo. O lugar onde tudo termina é um bosque de pinheiros, palco de momentos decisivos da ação do emocionante filme escrito e dirigido por Derek Cianfrance. 

Ótimos roteiro, direção, música e fotografia, aliados a desempenhos envolventes, resultaram num filme nota dez. É o que acho no momento - sempre posso apagar uma estrela em alguns dias, se meu entusiasmo esfriar. Mas repare como o jovem ator Dane DeHaan, que interpreta Jason adolescente, caminha com o mesmo andar do pai Luke, vivido pelo excelente Ryan Gosling. Pouco se pode falar sobre "O Lugar Onde Tudo Termina" sem estragar as surpresas que o diretor-roteirista nos reserva. Não perca!

Curiosidades:
* A maior parte do filme foi gravada na cidade de Schenectady, no estado de Nova Iorque. "Schenectady", na língua dos índios Mohawks, significa "além da planície de pinheiros", que é a tradução do título do filme em inglês (The Place Beyond The Pines).  (imdb)

* Dois meses antes das filmagens, o diretor de fotografia Andrij Parekh recusou-se a participar por causa da cena do Globo da Morte, na abertura do filme. Andrij sonhou que morreria durante as filmagens. Pois isso quase aconteceu com o cinegrafista Sean Bobbitt, na segunda cena do dublê dentro da gaiola. O diretor de fotografia foi nocauteado quando a moto caiu em cima dele, apesar de estar usando equipamento de proteção e capacete.

* O método que Luke e Robin usaram para assaltar os bancos foi na verdade o método usado durante mais de 30 anos pelo "Ladrão de Sexta à Noite", Carl Gugasian. Carl está preso na Federal Correctional Institution, em Fairton (New Jersey), cumprindo uma pena de 17 anos pelo roubo de mais de cinquenta bancos. Gugasian ensina cálculo para os outros prisioneiros. Ele deve ser solto no verão de 2021, aos 73 anos de idade. (wikipedia)

Diretor: Derek Cianfrance
Roteiro: Derek Cianfrance, Ben Coccio, Darius Marder
Musica: Mike Patton
Fotografia: Sean Bobbitt (Shame, Razão e Sensibilidade)
Elenco: Ryan Gosling, Bradley Cooper, Eva Mendes, Ray Liotta, Rose Byrne, Mahershala Ali, Bruce Greenwood, Dane DeHaan, Ben Mendelsohn, Emory Cohen, Harris Yulin
Distribuidora: Paris Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

É um baita filme, Stella! Fiquei completamente surpreso. Maduro, instigante e bem conduzido. E o Dane DeHaan é mesmo ótimo. Já era revelação desde quando fez o seriado "In Treatment"! Um beijo, Matheus.

Stella disse...

"In Treatment" é um seriado que eu gostaria ter assistido, pelo tanto de bem que falam dele. Matheus, como é bom descobrir os novos talentos do cinema - nos lembram o quanto a arte está viva. Obrigada pela visita, um beijo, S.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner