Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A Caça

Jagten * *
The Hunt
(2012) 115 min (14 anos)

Dinamarca - O professor Lucas começa a reorganizar sua vida pós-divórcio, depois de perder a guarda do filho Marcus. Lucas se divide entre as aulas na creche da tranquila cidade e momentos de lazer com os amigos. Com o rifle que pertenceu ao pai e ao avô, o professor caminha pela mata em busca de sua presa dentre o rebanho de cervos que habita os bosques.

Estas circunstâncias favoráveis mudam drasticamente quando Klara, a filha de cinco anos de um casal do seu círculo, denuncia Lucas à diretora Grethe. Sentindo-se rejeitada em sua paixão infantil pelo professor, a menina conta que ele lhe mostrou suas partes íntimas. Grethe não sabe lidar com esse gênero de problema e pede ajuda a um psicólogo. Mas, ao interrogar Klara, o profissional induz suas respostas. Logo todos na cidade consideram o professor um predador sexual, passando a hostilizá-lo. De nada adianta as autoridades rejeitarem o processo por falta de provas, Lucas tornou-se a presa a ser caçada e abatida. A proximidade das festas do Natal, quando as casas se enchem de luz e todos se reúnem para festejar em família, intensifica a solidão do professor.

Enquanto assistia "A Caça", lembrei-me de uma conversa sobre os embargos infringentes no processo do "mensalão". Meu cunhado Dudu me enviou por e-mail  uma entrevista de Ives Gandra Martins para o Estadão. O jurista afirma que José Dirceu foi condenado sem provas, baseado apenas em presunções e indícios, o que provoca imensa insegurança jurídica. Embora admire muito o ilustre advogado, discordei veementemente de sua avaliação - até ver "A Caça".

No filme de Thomas Vinterberg é evidente para o espectador que o professor é inocente, mas bastou o testemunho de uma criança de imaginação fértil para toda comunidade se voltar contra ele. Lucas foi previamente julgado por seus pares e nada do que viesse a acontecer poderia remover sua "culpa" frente alguns recalcitrantes. Diante deste exemplo, deveria meu sentido de justiça exigir uma reavaliação dos fatos do processo do mensalão? Creio que sim, mas continuo impressionada pelos indícios que apreendi durante as audiências do Conselho de Ética da Câmara. Acho que não sou nada melhor do que a população da cidadezinha dinamarquesa. Annika Wedderkopp, que interpreta Klara no filme, tem o mais expressivo dos desempenhos no elenco de "A Caça".

Diretor: Thomas Vinterberg
Roteiro: Thomas Vinterberg, Tobias Lindholm
Musica: Nikolaj Egelund
Fotografia: Charlotte Bruus Christensen
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Annika Wedderkopp, Lasse Fogelstrøm, Susse Wold, Anne Louise Hassing, Alexandra Rapaport
Distribuidora: California Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner