Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Caravaggio

Caravaggio *
(2007) 207 min (14 anos) minissérie da RAI

Maledetti,
traffitti dalla passione,
l'Amore ci sopravvive
e l'Arte ci rende immortali
(Wolfgang Goethe)

Malditos,
trespassados pela paixão,
o Amor nos ultrapassa
e a Arte nos torna imortais

Italia - As palavras acima de Wolfgang Goethe resumem a essência da vida de Michelangelo Merisi (1571-1610), artista barroco criado na cidade de Caravaggio. Apaixonado, turbulento, impulsivo, sua vida foi uma aventura e nos legou um conjunto de obras intenso, apaixonado, uma batalha entre luz e sombra onde vence uma beleza impactante. 

Aos 12 anos Merisi entrou para o ateliê de Simone Peterzano, um modesto pintor milanês que se intitulava "discípulo de Ticiano". Mais tarde Michelangelo seguiu para Roma, onde passou por vários ateliês e protetores até encontrar abrigo junto ao Cardeal Del Monte, patrono da Academia de São Lucas, a escola de pintores da Cidade Eterna. Com uma pensão regular e um quarto no palácio, o Caravaggio, como ficou conhecido, produziu uma série de obras com temas bíblicos, nas quais os modelos vivos eram pessoas comuns, vendedores, músicos ambulantes, ciganos e prostitutas. Seu temperamento desregrado levou-o a dívidas e brigas que lhe causaram problemas com a justiça. Depois de perambular por Nápoles, Malta e Sicília, onde passou pelas províncias de Siracusa, Messina e Palermo, morreu aos 39 anos numa praia deserta próxima de Roma. (UOL)

O filme do diretor Angelo Longoni foi gravado na Sérvia, em Roma e na Sicília, conseguindo ambientar o drama encontrado nas obras e na vida de Caravaggio. A se crer na versão do roteiro, o pintor colecionou bons amigos além de desafetos poderosos. O quanto sofrem os que amam um gênio descontrolado! A fotografia de Vittorio Storaro procurou os tons de terra e a luz usados pelo artista barroco, uma das maiores expressões da arte italiana. Imperdível para os que amam a pintura, o DVD ainda não está à venda, mas a versão do inglês Derek Jarman pode ser encontrada no site das Lojas Americanas por R$ 12,90. Esse ainda não vi.

Entre 11 de fevereiro e 14 de maio de 2017, a National Gallery of Ireland está apresentando a exposição Beyond Caravaggio, que reúne obras do pintor e dos artistas que ele inspirou. São pinturas que vieram de coleções particulares e das Galerias Nacionais de Londres, Irlanda e Escócia. Você pode agendar e comprar seus ingressos AQUI!

Na página da ARTSY é possível consultar a biografia de Caravaggio, artigos exclusivos e a lista atualizada de exposições do artista. É um site que promove as Artes e vale muito a pena conhecer.

Diretor: Angelo Longoni
Roteiro: James Carrington, Andrea Purgatori
Musica: Luis Bacalov
Fotografia: Vittorio Storaro
Elenco: Alessio Boni, Elena Sofia Ricci, Jordi Mollà, Paolo Briguglia, Claire Keim, François Montagut, Francesc Garrido, Marta Bifano, Ruben RigilloSarah FelberbaumMaurizio Donadoni, Maria Elena Vandone
Distribuidora: Versatil Home Video

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Hugo disse...

Nos anos oitenta, o diretor inglês Derek Jarman fez um longa sobre o personagem que recebeu ótimas críticas.

Infelizmente ainda não tive oportunidade de assistir.

Abraço

Stella disse...

Também não vi essa versão dos anos oitenta, Hugo. Está à venda por R$ 12,90. Só depois do seu comentário me dei conta de que era outro filme...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner