Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 5 de julho de 2015

Calvario

Calvary * *
(2014) 90 min (16 anos)
"Não desespereis, um dos ladrões foi salvo.
Não presumais, um dos ladrões foi condenado."
(Santo Agostinho)

Irlanda - Vestindo uma estola roxa sobre a batina negra, o padre James Lavelle aguarda pacientemente os paroquianos para a confissão no domingo. O compreensivo sacerdote de meia idade nem imagina as primeiras palavras do homem que se aproxima do confessionário. A voz grave avisa que vai matá-lo na praia, no prazo de uma semana. Lavelle terá sete dias para deixar suas coisas em ordem na pequena vila a beira-mar. Padre James será assassinado exatamente por ser um bom sacerdote, pois eliminar um mau padre não chocaria ninguém.

Padre Lavelle leva uma vida simples, dedicada à oração, ao serviço da comunidade local e a cuidar de seu velho cão. Durante a semana seguinte, mantem essa rotina e só revela ao Bispo local a ameaça ouvida na confissão. O superior explica que, como o homem não mostrou arrependimento, e há a intenção de cometer um crime, James não estaria violando o segredo da confissão se procurasse a polícia. Muitos eventos extraordinários se sucedem nos próximos dias, inclusive a chegada da frágil Fiona, filha única de Lavelle, que foi casado antes do sacerdócio. Fugir ou confrontar o assassino? Eis o dilema do misericordioso Padre James.

"Calvário" prende nossa atenção pelo inusitado do roteiro, pelo belo cenário, pela forte presença de Brendan Gleeson como o padre, assim como pelo desfile de paroquianos rebeldes. Um ótimo elenco. O título do filme remete aos momentos finais da vida de Jesus, que também sabia o que o aguardava. O suor de sangue no Horto das Oliveiras ilustra o tanto que Ele sabia. Enquanto não chegou sua hora, Cristo evitou expor-se em determinados momentos, para não ser preso antes que se completasse sua missão. Chegada a hora, ofereceu-se, sem qualquer resistência, à fúria astuciosa dos que desejavam eliminá-lo. Lavelle ainda tentou evitar o confronto com seu algoz, mas um encontro de última hora levou-o a repensar a decisão; padre James é um homem de fé. E "Calvário" é um filme que não se esquece.

Curiosidade:
* O papel do prisioneiro Freddie Joyce é interpretado por Domhnall Gleeson, filho de Brendam na vida real.

* São 12 os personagens coadjuvantes, como os 12 apóstolos.

Diretor: John Michael McDonagh
Roteiro: John Michael McDonagh
Musica: Patrick Cassidy
Fotografia: Larry Smith
Desenhista de Produção: Mark Geraghty
Diretora de Arte: Fiona Daly
Elenco: Brendan Gleeson, Kelly Reilly, Chris O'Dowd, Aidan Gillen, M. Emmet Walsh, Dylan Moran, Domhnall Gleeson, Owen Sharpe, Michael Og Lane, David Wilmot
Distribuidora: Fox Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner