(The Miracle of Bern)
(2003) 118 min
Diretor: Sönke Wortmann
Roteiro: Sönke Wortmann
Música: Marcel Barsotti
Fotografia: Tom Fährmann
Elenco: Katharina Wackernagel, Birthe Wolter, Mirko Lang, Johana Gastdorf, Peter Lohmeyer, Louis Klamroth.
1954 - Numa cidade mineira da Alemanha do Leste vive Mathias. Ele tem 11 anos e é apaixonado por futebol. Seu pai voltou da Rússia, depois de viver 11 anos como prisioneiro, durante a 2ª Guerra. Ele está mudado e precisa se readaptar à vida em família. Mathias tornou-se amigo de Helmun Rahn, jogador de futebol local, e sonha acompanhá-lo até Berna, onde vai começar a Copa do Mundo. O pai proíbe. O resto da historia é só para quem assistir este filme agradável, e emocionante, até para quem não aprecia o esporte. E viva o Brasil na Copa de 2014!
* os atores do time alemão são jogadores na vida real.
* o homem que apresenta as novas chuteiras ao treinador é inicialmente chamado de "Adi". Mais tarde é chamado de Dassler. Foi o fundador da Adidas, companhia de produtos esportivos.
* a parte da família Lubanski é fictícia. Mas há muitos detalhes históricos relacionados ao futebol: cartas, resultado dos jogos, Adi Dassler, reportagens ao vivo.
* Sönke Wortmann queria convidar o jogador Helmut Rahn para a estréia do filme, mas soube que ele tinha morrido na mesma noite.
2 comentários:
O filme é otimo.Todo bom apreciador do futebol se agradará do filme do inicio ao fim.
Assino em baixo, caro Anônimo!
Postar um comentário