(1999) 159 min (18 anos - cenas fortes de relacionamento sexual)
Diretor: Stanley Kubrick
Roteiro: Arthur Schnitzler, Frederic Raphael, Stanley Kubric
Fotografia: Larry Smith
Música: Jocelyn Pook, Györgi Ligeti
Elenco: Nicole Kidman, Tom Cruise, Sydney Pollack, Leelee Sobieski
EUA - Dr. William Harford e Alice têm beleza, trabalho, riqueza, posição social e uma filha encantadora. Mas a rotina preside suas vidas e não há confiança mútua. Num momento mais relaxado, Alice confessa ao marido uma fantasia erótica com outro homem. Essa inesperada revelação provoca em William ciúmes, despeito e uma variedade de sentimentos reprimidos, que o empurram numa espiral de jogos eróticos cada vez mais perigosos.
Este foi o último filme de Stanley Kubrick e traz sua marca no esplendor das imagens detalhistas e perfeitas. Que ele me perdoe pela versão censurada que fiz, para minha mãe poder assistir de olhos bem abertos!
Curiosidades:
* Para conseguir um R nos EUA, algumas cenas contêm pessoas geradas por computador no primeiro plano, obscurecendo a atuação sexual mais explícita.
* Um dos pacientes desmarcados pelo médico chama-se Kaminsky, nome de um dos tripulantes mortos pelo computador HAL em 2001, Uma Odisséia no Espaço (1968)
* A máscara usada por William com seu traje é modelada na face de Ryan O'Neal, numa referência a Barry Lyndon, filme feito por Stanley Kubrick em 1975.
* A filmagem durou 400 dias.
* Quando Kubrick estava desenvolvendo idéias para o filme, no início da década de 80, sua primeira opção para o principal papel masculino foi Steve Martin, pois apreciara seu desempenho em "O Panaca" (The Jerk).
* Como SK não gostava de viajar, praticamente todo filme foi rodado em Londres e arredores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário