Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Almoço em Agosto

Pranzo di Ferragosto *
(2008) 75 min (10 anos)


Feliz Ferragosto!

Italia - Dia 15 de agosto os italianos comemoram a subida de Nossa Senhora ao céu, em corpo e alma. O Ferragosto, como eles chamam esse feriado, é uma época de calor e ponto de partida para as férias. Gianni é um homem solteiro de meia idade que mora em Roma com Valéria, a mãe viúva. Eles estão em dificuldades financeiras e devem dinheiro ao condomínio do edifício. O síndico Luigi quer viajar e faz uma proposta a Gianni: ficar com sua mãe por dois dias, em troca do perdão de algumas contas. O médico da família também aproveita e deixa a progenitora. Quando se dá conta, Gianni está rodeado por quatro senhoras idosas, com diferentes personalidades. Ele faz as compras, cozinha e tenta reuni-las em volta da mesa.

"Almoço em Agosto" combina com o clima de Natal. A história simples mostra a vantagem de se estar aberto para acolher as pessoas que precisam. E isso geralmente redunda num bem maior para quem está disposto a ajudar o próximo. A tarefa de Gianni é facilitada pelo temperamento conciliador e gentil de Grazia e Maria. Já Valéria e Marina são caprichosas e dão um pouquinho mais de trabalho. O filme segue o ritmo mais lento do cinema italiano antigo e cria um ambiente agradável, valorizando a importância da camaradagem, dos vínculos familiares e de amizade, para dinamizar a vida.

O diretor e roteirista viveu muitos anos com sua própria mãe no apartamento de Roma em que o filme foi gravado. "Almoço em Agosto" não mostra paisagens romanas. O Coliseu é entrevisto por alguns segundos num passeio de lambreta. Nem quando há comentários elogiosos sobre a vista ela é revelada. O interesse está todo centrado no relacionamento humano, especialmente nos cuidados dos filhos italianos com a mamma!

Diretor: Gianni Di Gregorio
Roteiro: Gianni Di Gregorio, baseado em história de Gianni Di Gregorio e Simone Riccardini
Música: Ratchev & Carratelo
Fotografia: Gian Enrico Bianchi
Elenco: Gianni Di Gregorio, Valeria Di Franciscis, Marina Cacciotti, Maria Calì, Grazia Cesarini Sforza, Alfonso Santagata, Luigi Marchetti, Marcello Ottolenghi

Feliz Natal!
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner