Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sissi

Sissi * * *
(1955) 102 min (Livre) preto e branco



Áustria - "Elizabeth da Baviera, apelidada carinhosamente Sissi, é uma jovem alegre, impetuosa e amante da natureza, que nem desconfia da surpresa que o destino lhe reserva. No palácio imperial austríaco, o príncipe Francisco José vai casar-se e sua mãe, a arquiduquesa Sofia, considera Helena da Baviera, irmã de Elizabeth, a candidata perfeita. Mas o príncipe colocou os olhos em outra jovem, justamente a pequena Sissi." (Decine21)

"No dia 24 de abril de 1854, ao toque dos sinos da igreja de Santo Agostinho, em Viena, Elisabeth Amalia Eugenia von Wittelsbach, duquesa da Baviera, tornou-se Elisabeth von Habsburg, imperatriz da Áustria." (dw-world)

Elizabeth abandonou suas amadas montanhas, e, aos 16 anos, precisou se adaptar à rigidez da etiqueta na corte dos Habsburg, além de lidar com uma sogra severa e autoritária. A leitura de sua breve biografia, na Wikipedia, parece indicar que o diretor Ernst Marischka embelezou a personalidade de Sissi, para que fosse tão agradável quanto a aparência da linda imperatriz.

Esse filme antigo não foi indicado pelo Tomás, dublê de cineasta e atendente da Guimarães Vídeo; nem sei se ele gosta. Mas é um dos meus favoritos desde criancinha. Também é muito apreciado por Arthur Omar, um artista plástico de vanguarda. Espero que outros gostem...

Curiosidade:
* Magda Schneider, que interpreta Ludovika, mãe de Sissi, é na realidade mãe da artista Romy Schneider.

A história da duquesa bávara continua em "Sissi, a Imperatriz" e "Sissi e seu Destino". Os filmes podem ser comprados numa trilogia nos sites especializados ou alugado nas locadoras que possuem um acervo mais completo dos clássicos, como Guimarães Vídeo, em Laranjeiras, RJ. Embora em preto e branco, a fotografia de Bruno Mondi é luminosa.


Elizabeth Amalia Eugenia, imperatriz da Áustria, rainha da Hungria e Bohemia

Diretor: Ernst Marischka
Roteiro: Ernst Marischka
Música: Anton Profes
Fotografia: Bruno Mondi
Elenco: Romy Schneider, Karlheinz Böhm, Magda Schneider, Uta Franz, Vilma Degischer, Gustav Knuth, Josef Meinrad


A Imperatriz Sissi pintada por Franz Xavier Winterhalter (Hofburg Palace, Innsbruck)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner