(2011) 93 min (12 anos)
Argentina - Um casal de jovens chineses passeia de barco pelo rio. Pássaros voam pelo ar e a calma é tanta que nenhuma brisa agita as águas ou as folhas das árvores. Jun, o chinês enamorado, busca disfarçadamente a caixinha onde colocou duas alianças de ouro. E, então, o impensável acontece e muda sua vida para sempre. Na cena seguinte, ele é jogado para fora de um táxi em movimento na cidade de Buenos Aires. Assaltado pelo motorista, Jun fica sem dinheiro e não fala uma palavra de espanhol.
Quem o auxilia é Roberto, um argentino de meia-idade, veterano da guerra das Malvinas e dono da loja de ferragens De Cesare, uma pessoa metódica com sérios problemas de relacionamento. Roberto confere o número de pregos nas caixas, dorme pontualmente às 23 horas, coleciona histórias fantásticas do jornal e compra pequenos bibelôs de vidro, em homenagem à memória da mãe que mal conheceu.
A boa ação de Roberto vai ser mais penosa do que ele imaginara. A embaixada da China precisa de tempo para localizar o tio que Jun veio encontrar. Enquanto isso, não há como abrigar o jovem recém-chegado. Cabe ao mal-humorado Roberto alojá-lo, o que lhe parece insuportável. Quem fica encantada com a novidade é Mari, que já teve um caso com Roberto e é apaixonada por seu ar de sofrimento e bom coração.
Um Conto Chinês é um filme singelo, agradável, sustentado pelas interpretações de Ricardo Darín e Ignacio Huang, como Roberto e Jun. Mais uma dessas histórias bem contadas que o cinema argentino produz em abundância. O absurdo que acontece na vida de Jun foi inspirado num fato real ocorrido em alto mar com um barco pesqueiro japonês, como relata Jorge Pereira no site C7nema.
Diretor: Sebastian Borensztein
Roteiro: Sebastian Borensztein
Musica: Lucio Godoy
Fotografia: Rolo Pulpeiro
Elenco: Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Ignacio Huang, Enric Cambray, Iván Romanelli
Distribuidora: Paris Filmes
Um comentário:
Gente esse filme é muito bom! confesse que começei a assistir porque já estava passando , mas depois que comecei não quis parar , é um filme muito interessante e fala sobre a Guerra das Malvinas. Muito bom, nos ensina a ter mais compaixão pelos outros.
Postar um comentário