Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

As Neves do Kilimanjaro

Les Neiges du Kilimandjaro *
(2011) 107 min (impróprio para menores de 12 anos)

França, Marselha - Michel e Marie-Claire Marteron estão juntos há 30 anos, têm um casal de filhos e três netos. Moram perto do mar, possuem um carro, a casa em que habitam é própria e gostam de receber família e amigos para um churrasco nos finais de semana. Algumas décadas atrás os Marteron  talvez reprovassem este estilo de vida por considerá-lo tipicamente "burguês".

Como um dos dirigentes do sindicato de estaleiros, cabe a Michel escolher os vinte operários que serão demitidos por conta da crise econômica. O sindicalista acha que um sorteio evita favorecimentos e inclui seu nome na urna entre os outros. E a sorte, ou azar, seleciona Michel Marteron como um dos futuros desempregados. Sendo um dos profissionais mais antigos, contratado numa época em que a globalização ainda não afetara as condições de trabalho, sua aposentadoria forçada lhe permite alguma tranquilidade no tempo livre, que ele pensa aproveitar junto a sua amada Marie-Claire.

O aniversário de casamento dos Marteron é festejado na sede do sindicato com um bolo que parece uma montanha de profiteroles. Todos são convidados. Num clima de alegria e confraternização, os dois recebem um presente que supera todas as suas expectativas: uma viagem à Tanzânia, no ponto mais alto da África, onde poderão contemplar as neves do Kilimanjaro (montanha branca, em suaíli). Dias depois, o medo substitui o contentamento, quando são ameaçados e agredidos por dois criminosos que levam a caixa com as passagens e dinheiro. Por acaso, Michel descobre o paradeiro de um dos ladrões e o denuncia à polícia. Quando tudo parecia resolvido, o casal Marteron começa a inquietar-se com o destino da família de um dos assaltantes.

As Neves do Kilimanjaro inspirou-se em poema de Victor Hugo, "Les Pauvres Gens". Michel e Marie-Claire são pessoas comuns, guiadas pela consciência e pelo desejo de agir bem, o que os leva a abrir o coração. O talento dos artistas principais os transformam em criaturas muito reais e humanas. A trilha sonora é leve, toques de humor misturam-se ao drama, resultando num divertimento agradável que faz pensar. Um de meus personagens favoritos é o garçom jovial que descobre a bebida certa para o momento de cada cliente. Para problemas de amor, Marie Brizzard, porque o aniz nos lábios é como um beijo. Para situações da vida, sugere Metaxa, que vem da ensolarada Grécia, e, para combater a tristeza, nada como um vigoroso chocolate quente. Não é perfeito?

Diretor: Robert Guédiguian
Roteiro: Robert Guédiguian, Jean-Louis Milesi, inspirado no poema "Les Pauvres Gens" de Victor Hugo
Musicas: "Many Rivers to Cross", escrita por Jimmy Cliff, cantada por Joe Cocker/ "Heart of Glass", de Deborah Harry e Chris Stein, cantada por Blondie/ "Kilimandjaro", canção de Pascal Danel com letra de Michel Delancray
Fotografia: Pierre Milon
Elenco: Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan, Marilyne Canto, Anaïs Demoustier, Adrien Jolivet, Grégoire Leprince-Ringuet, Karole Rocher, Yann Loubatière,
Distribuidora: Imovision

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner