(2010) 122 min (12 anos)
Italia - No verão de 1971, na pequena cidade de Livorno, Anna Nigiotti Michelucci vence o concurso de "Miss Mamma", atraindo a atenção dos homens e enlouquecendo o marido de ciúmes. A pequena Valéria fica encantada com a vitória materna, mas Bruno, seu irmão mais velho, detesta as consequências de ter como progenitora uma mulher bela e desinibida. Assim que pode, afasta-se da família e da cidade natal. Torna-se um professor amargurado que tem a sorte de atrair o afeto de uma companheira compreensiva e bem-humorada. Certo dia, a irmã Valéria reaparece para avisar que Anna está doente e Bruno deve visitá-la antes que seja tarde demais. Mesmo relutante, o professor acaba cedendo e vai procurar a mãe, conquistando a valiosa oportunidade de reavaliar as lembranças do passado e reaproximar-se da família.
Stefania Sandrelli |
Embora mostre-se um tantinho longo, A Primeira Coisa Bela é uma produção encantadora, sensível, cheia de calor humano, com um elenco expressivo, valorizado pelas presenças de Stefania Sandrelli e Micaela Ramazzotti, que dão vida à Anna madura e jovem. Ambas cantam a música que dá nome ao filme: "La Prima Cosa Bella". Segundo a letra da canção, o sorriso de quem se ama é a primeira coisa bela da vida. A versão traduzida pode ser lida aqui. Todos os personagens são mostrados com seus defeitos e virtudes, mesmo que a trama se desenvolva em meio a flashbacks chamados a partir das memórias de Bruno.
O filme foi escolhido como representante italiano na premiação do Oscar e ganhou três David de Donatello - para o roteiro e para os artistas que interpretam Bruno adulto e Anna jovem. A bela atriz Micaela Ramazotti é esposa do diretor Paolo Virzì.
Micaela Ramazzotti como Anna |
Roteiro: Paolo Virzì e Francesco Bruni e Francesco Piccolo
Musica: Carlo Virzì
Fotografia: Nicola Pecorini
Elenco: Valerio Mastandea, Stefania sandrelli, Micaela Ramazzotti, Claudia Pandolfi, Sergio Albelli, Marco Messeri, Aurora Frasca, Giacomo Bibbiani, Paolo Ruffini, Isabella Cecchi
Distribuidora: California Filmes
Nenhum comentário:
Postar um comentário