Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Argo

Argo * *
(2012) 120 min (14 anos)

Irã - Em 4 de novembro de 1979, uma multidão protesta diante da Embaixada Americana em Teerã. Os manifestantes desejam o repatriamento do monarca deposto Mohammed Reza Shah Pahlavi, para que seja submetido a julgamento pelos desmandos do regime. O antigo soberano fugiu para os Estados Unidos onde estaria fazendo um tratamento de câncer. Dentro da embaixada, os funcionários imaginam que é apenas mais uma demonstração, mas os participantes escalam o portão principal e invadem a propriedade. Os americanos vão destruindo os documentos até a chegada dos iranianos. Cinquenta e dois funcionários são feitos reféns, mas seis diplomatas conseguem passar despercebidos e escapam para a casa do embaixador do Canadá. Para resgatá-los é chamado o agente da CIA Tony Mendez, especialista em remoção de pessoas de situações perigosas.

Tony Mendez está conversando com o filho ao telefone, enquanto assiste A Batalha do Planeta dos Macacos (1973), quando tem a ideia de disfarçar sua missão como uma busca de locação exótica para um filme de ficção científica. Os seis diplomatas passariam por cineastas canadenses da sua equipe. Depois de ter seu projeto aprovado, o agente precisa correr contra o tempo, pois crianças iranianas estão montando quebra-cabeças com as fotos trituradas dos funcionários da embaixada. Logo ficará evidente que faltam seis pessoas e qual é sua aparência. 

Se a história não tivesse realmente acontecido, pareceria até que o roteirista tinha exagerado. É um drama cheio de suspense, ágil, com uns toques de humor sempre que aparecem os personagens de Alan Arkin e John Goodman. Os dois ajudam Mendez a conseguir o roteiro de Argo e a montar um projeto que atraia a atenção da imprensa para o filme. Argo inclui imagens de arquivo e, durante os créditos finais, um testemunho do presidente Jim Carter. Louvável que se tente resolver uma situação de crise com inteligência, em vez de recorrer a meios violentos. Vencedor do Oscar 2013 de Melhor Filme! 

Curiosidade:
* Argo é o nome do roteiro do filme de ficção científica. Também é o nome do barco no qual Jasão e os Argonautas navegaram para recuperar o Velocino de Ouro (lã de ouro do carneiro alado Crisomalo, na mitologia grega).

Diretor: Ben Affleck
Roteiro: Chris Terrio, baseado no livro The Master of Disguise, de Tony Mendez, e no artigo Escape from Tehran, de Joshuah Bearman
Musica: Alexandre Desplat
Fotografia: Rodrigo Prieto (Babel, O Segredo de Brokeback Mountain)
Elenco: Ben Affleck, Alan Arkin, John Goodman, Bryan Cranston, Victor Garber, Tate Donovan, Sheila Vand
Distribuidora: Warner

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante

3 comentários:

renatocinema disse...

Gostei do filme. Mereceu o prêmio. Só precisava de um ator de verdade como protagonista. kkk


abs

Stella disse...

Gosto do Ben Affleck, Renato, ele é muito simpático e mostrou-se um bom diretor. Como ator me parece correto, nunca me chamou a atenção por nenhum desempenho excelente ou péssimo. Mas o filme ganharia com um Edward Norton ou Sean Penn como Tony Mendez...

Cristina disse...

Gostei da atuação do Ben Affleck mas daí a levar o filme a ganhar o Oscar... Mais um filme de ufanismo patriótico Norte Americano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner