Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Gonzaga - de Pai para Filho

Gonzaga - de Pai para Filho *
(2012) 130 min (12 anos)


Brasil - "Luiz Gonzaga decide mudar seu destino e sai de casa jovem para a cidade grande para apagar uma tristeza amorosa. Ao chegar conhece uma mulher por quem se apaixona, a Odaléia. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. Ele tem um amigo no Rio de Janeiro e com ele deixa o pequeno e sai pelo Brasil afora.

Só não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos. Baseada em conversas realizadas entre pai e filho, essa é a historia de Luiz Gonzaga, cantor e sanfoneiro, conhecido como Rei do Baião ou Gonzagão. Já seu filho Gonzaguinha, é com esse nome que ficou conhecido". (wikipedia)


De menino pobre em Exu, interior de Pernambuco, ao sucesso no Rio de Janeiro, foi longa a trajetória de Luiz Gonzaga. O filme de Breno Silveira consegue encenar de forma convincente e emocionante a saga nordestina do homem forte que se realizou cantando a natureza e o folclore da sua terra. Apesar das críticas de estudiosos da vida de Gonzagão, o saldo é positivo (ver avaliação de Sidney Rezende) A caracterização dos personagens foi muito feliz. Chambinho do Acordeão foi escolhido entre 5 mil atores e vestiu a pele do sanfoneiro na maturidade. Julio Andrade se assemelha fisicamente a Gonzaguinha. A escolha dos dois contribui para o sucesso do filme. 

Uma das piores posturas diante da vida é nos sentirmos credores de mais chance, carinho ou atenção. Melhor vivemos quando nos colocamos na posição de doadores de afeto, oportunidade e, sobretudo, quando somos gratos pelo que tivermos recebido. Se esse sentimento não nos vem naturalmente, pode exigir uma vida para conseguir. Quando formos capazes de "perdoar" os progenitores, seguiremos em paz. Enquanto acharmos que os pais nos devem algo - que frequentemente eles mesmos não receberam para poder dar - teremos uma postura amarga e reivindicadora. 

Parece que foi isso o que aconteceu entre Gonzaguinha e Gonzagão. Felizmente houve tempo para uma reconciliação. Luis Gonzaga teve pai carinhoso e mãe forte. Ser rejeitado, quando moço, como pretendente da filha de um coronel, levou-o a almejar que o filho se tornasse doutor, contrariando a vontade de Gonzaguinha, que desejava ser músico, como o avô e o pai.  "Gonzaga - de Pai para Filho" mostra esse relacionamento conturbado e mais as belas canções criadas pelos dois músicos que tanto alegraram e enriqueceram a cultura brasileira.

Diretor: Breno Silveira
Roteiro: Patrícia Andrade
Musica: Berna Ceppas
Fotografia: Adrian Teijido
Elenco: Nivaldo Expedito de Carvalho (Chambinho do Acordeão), Julio Andrade, Adelio Lima, Nanda Costa, Silvia Buarque, Claudio Jaborandy, Ana Roberta Gualda, Cecilia Dassi, Domingos Montagner
Distribuidora: Paris Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner