Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 21 de março de 2015

O Mensageiro

Kill the Messenger *
(2014) 112 min (16 anos)

EUA - Na década de 80, cubanos e russos encorajaram revoltas em vários países da América Latina. Quando o movimento chegou à Nicarágua, a 80 km do Canal do Panamá, os americanos traçaram uma linha de resistência. Não era de seu interesse que a conexão entre os oceanos Atlântico e Pacífico caísse em mãos inimigas.

Enquanto o presidente Ronald Reagan liberava 1,7 bilhões de dólares para a guerra contra as drogas, e sua esposa Nancy criava a campanha "Just Say No", a CIA valeu-se de um traficante para importar cocaína para os Estados Unidos e fazer dinheiro para armar e financiar o exército rebelde dos Contra da Nicarágua.

Tais fatos são levados ao conhecimento de Gary Webb, jornalista do San Jose-Mercury News, pela namorada de um traficante. Apesar do aviso de um burocrata de Washington, que vivera na pele experiencia semelhante, Gary convence os editores do jornal a levar adiante a investigação, sem imaginar até que ponto seria pessoalmente pressionado. 

"O Mensageiro" abre e fecha com imagens de arquivo de discursos de presidentes americanos sobre as drogas, a nos lembrar que se trata de uma história baseada em fatos reais. Jeremy Renner interpreta Gary como pai e marido apaixonado. Apesar de algumas cenas de breve desentendimento, os Webb são uma família unida, solidária na adversidade. Por isso o desenlace do filme pode soar um tantinho dissonante. Mas vale a pena conhecer a história do repórter de um pequeno jornal que levou às últimas consequências sua crença na missão de informar os leitores. Todo o elenco parece igualmente apaixonado pelo projeto.

Curiosidade:
* O jornalista Gary Webb venceu o prêmio Pulitzer por uma série de reportagens que fez em 1996 para o jornal San Jose Mercury News, expondo as ligações da CIA com os rebeldes do grupo nicaguarense Contras. (Cinema10)

Diretor: Michael Cuesta
Roteiro: Peter Landesman, baseado nos livros "Dark Alliance", de Gary Webb, e "Kill the Messenger", de Nick Schou
Musica: Nathan Johnson
Fotografia: Sean Bobbitt (12 Anos de Escravidão, Shame, O Lugar Onde Tudo Termina)
Design de Produção: John Paino
Elenco: Jeremy Renner, Rosemarie DeWitt, Ray Liotta, Robert Patrick, Paz Vega, Andy Garcia, Michael Sheen, Mary Elizabeth Winstead
Distribuidora: Imagem Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner