(2014) 97 min (14 anos)
Mali - Uma gazela corre pelas dunas do Sahara, tentando escapar das balas de um grupo de guerrilheiros que a perseguem num jipe. Os jovens jihadistas tentam matar o animal que simboliza a graça, a liberdade e a beleza. Desde que o Estado Islâmico dominou a cidade de Timbuktu, a população de diferentes etnias encontra-se submetida a uma interpretação severa da sharia. Através desse conjunto de leis, as mulheres são obrigadas a usar luvas e meias, ficam abolidos o cigarro, a musica e os jogos de bola. O único toque de modernidade permitido nesse recanto do deserto é o som do celular.
Próximo à cidade de Timbuktu, o tuaregue Kidane vive numa tenda nas fronteiras do deserto, com a mulher Satima, a filha Toya e Issan, o pastor de 12 anos que cuida do pequeno rebanho da família. Cada vez que o marido se ausenta, o jihadista Abdelkerim vem importunar a bela Satima. Mas, na cidade, os guerrilheiros vigiam os moradores dia e noite, aplicando diversas punições aos infratores da sharia, que vão da advertência ao apedrejamento. Depois de uma briga com um pescador, Kidane é preso e aguarda seu castigo.
Os jihadistas não são apresentados como monstros, mas humanizados por um olhar, uma conversa franca ou pela ajuda a um prisioneiro. Contudo são os mesmos que destroem pessoas e obras de arte, patrimônios históricos da humanidade. Não se tenta sequer uma explicação para o motivo das adesões a uma ideologia tão contrária aos desejos humanos e à intenção divina.
Se Deus criou um mundo onde os pássaros cantam, o vento murmura e faz dançar as folhas, se nosso coração bate em ritmo de percussão, por que haveria Alá de se ofender com os cantos e danças das gentes?
Curiosidades:
* Em 20 de fevereiro de 2015, Timbuktu tornou-se o primeiro filme gravado na Mauritânia, por um diretor local, a ganhar 7 prêmios Césars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro original, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Música e Melhor Som. É o filme africano mais premiado até agora.
* Os personagens falam em Tuareg, Bambara, Árabe, Francês, e, por vezes, em Inglês.
Diretor: Abderrahmane Sissako
Roteiro: Abderrahmane Sissako, Kessen Tall
Musica: Amine Bouhafa
Fotografia: Sofian El Fani
Design de Produção: Sebastian Birchler
Elenco: Ibrahim Ahmed, Toulou Kiki, Layla Walet Mohamed, Mehdi A. G. Mohamed, Abel Jafri, Adel Mahmoud Cherif, Fatoumata Diawara, Salem Dendou
Distribuidora: Imovision
*** excelente
** ótimo
* bom
Sem Asterisco - interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário