Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Orgulho e Esperança

Pride * *
(2014) 120 min (16 anos)

Inglaterra e Pais de Gales - Na primeira metade da década de 80, o governo de Margaret Thatcher está reprimindo vigorosamente tanto os trabalhadores das minas quanto os movimentos de homossexuais. Ao constatar essa realidade, o grupo de ativistas gays que se reúne numa livraria do Soho resolve arrecadar fundos para o movimento dos mineiros. É assim que nasce a campanha Lésbicas e Gays apoiam os Mineiros. 

Mas o sindicato desses trabalhadores revela constrangimento e recusa a entusiasmada oferta. Sem desanimar diante da rejeição, os ativistas do LGSM (Lesbians and Gays Suport the Miners) escolhem Onllwyn, uma pequena cidade do Pais de Gales, se metem num micro-ônibus e vão entregar pessoalmente o dinheiro. Então, aquilo que começa em Londres, no verão de 1984, com uma incipiente Parada Gay, termina de forma quase apoteótica um ano depois.

Adoro filmes baseados em histórias reais, ainda que sejam só parcialmente fiéis à realidade! Não é à toa que há um marcador só para eles nesse blog. Geralmente são dramas, mas "Orgulho e Esperança" consegue misturar com sabedoria doses de humor e compaixão entre os momentos de amarga intolerância. Esta semana conversava com a família sobre emoção no cinema. Meus irmãos e eu, reconhecidos manteigas derretidas, não precisamos de muito para nos comover. Mas minha filha caçula é dura na queda, fica relativamente tranquila frente partidas e perdas na tela. Ela desaba mesmo é diante de cenas de solidariedade. Estou certa de que "Orgulho e Esperança" há de lhe arrancar mais do que apenas lágrimas furtivas. Recomendo!

Curiosidade:
* No momento do lançamento do filme, as últimas minas de carvão estavam sendo fechadas na Grã-Bretanha. Não é mais aceitável queimar carvão devido às Leis de Mudanças Climáticas de 2008.

Diretor: Matthew Warchus
Roteiro: Stephen Beresford
Musica: Christopher Nightingale
Fotografia: Tat Radcliffe
Design de Produção: Simon Bowles
Figurino: Charlotte Walter
Elenco: Bill Nighy, Imelda Stauton, Dominic West, Paddy Considine, Andrew Scott, George Mackay, Joseph Gilgun, Ben Schnetzer, Faye Marsay, Freddie Fox, Chris Overton, Joshua Hill, Karina Fernandez, Jessie Cave, Lisa Palfrey, Liz White, Jack Baggs, Menna Trussler
Distribuidora: California Filmes

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante





Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner