Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 22 de novembro de 2015

De Gravata e Unha Vermelha

De Gravata e Unha Vermelha *
(2015) 85 min (12 anos)

CinePlaneta
Brasil - Depois de tantos dias de ausência, durante os quais vi muitos filmes, mas não houve tempo e cabeça para escrever sobre eles no blog, por que retornar logo com um documentário de entrevistas com transgêneros e gays? Porque o filme me surpreendeu e emocionou. Apreciei a sinceridade dos relatos e a leveza no trato de tema tão controvertido. Por mais que essa realidade fuja do universo da maioria, importa pelo menos tentar compreender mais essa diversidade do ser humano.

A abertura do filme se faz com a presença exuberante de Candy Mel no palco, apoiada pelo ritmo da Banda Uó. Seguem os depoimentos de gente anônima e famosa que já sentiu na pele o que é ser diferente da norma. Certamente mais difícil para as pessoas comuns do que para os famosos. Lá estão Rogéria, Ney Matogrosso e Laerte. 

A diretora Miriam Chnaiderman alterna momentos até comoventes - como as confidências da simpática vovó Letícia Lanz - com sorrisos provocados pelas tirinhas bem-humoradas do cartunista Laerte. E segue com clips de apresentações de Ney Matogrosso, além da voz suave de Gilberto Gil. Fez falta alguma menção a Roberta Close no documentário; uma lacuna importante, já que a modelo e atriz assumiu sua condição transexual ainda na década de 80, enfrentando os preconceitos com beleza, elegância e inteligência.
Roberta Close no Extra

Diretora: Miriam Chnaiderman
Roteiro: Miriam Chnaiderman
Fotografia: Fernanda Rescali
Diretor de Arte: Dudu Bertholini
Participação: Laerte, Rogéria, Ney Matogrosso, Claudia Mel, Banda Uó, Letícia Lanz, João W. Nery, Johnny Luxo, Eduardo Laurentino, Dudu Bertholini, Dudda Nandez, Walério Araujo
Distribuidora: Imovision

De acordo com o site AdoroCinema, o filme ganhou o Premio Felix no Festival do Rio 2015.

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner