Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ex_Machina

Ex Machina * *
(2015) 108 min (14 anos)

tudo capas gtba
EUA - No cinema, os meninos solitários costumam tornar-se escritores, gênios ou psicopatas. Nathan Bateman tornou-se um nerd genial enfadado com seus semelhantes. Ele mora numa mansão high tec, isolado dos outros seres humanos, acompanhado apenas de Kyoko, uma governanta que não compreende inglês. Como criador do Bluebook, o motor de busca mais usado no mundo, Nathan acumulou imensa fortuna e está empenhado numa pesquisa de inteligência artificial. 

Para testar seu projeto secreto, é sorteado um dos funcionários da Bluebook. O programador Caleb Smith vence a loteria e ganha uma viagem de uma semana na companhia de Nathan. Orfão de pais, 26 anos, sem irmãos ou namorada, Caleb também é um solitário. Num helicóptero da companhia, ele sobrevoa montanhas geladas até ser deixado no meio da mata, com instruções para acompanhar o rio até a casa.

O tímido jovem deve aplicar o Teste de Turing para avaliar se uma andróide criada por Nathan é capaz de se passar por humana. Alimentada com o software do Bluebook, a suave Ava reconhece as menores expressões faciais e distingue se o interlocutor está falando uma verdade ou uma mentira. Durante sete encontros, Ava permanece numa sala envidraçada, enquanto Caleb lhe faz perguntas. Um vínculo parece se estabelecer entre os dois.

O que distingue Ava, de "Ex Machina", e o David da belíssima fábula de Spielberg-Kubrick? O menino-robô de "A.I." foi criado para amar apenas sua "mãe" Monica. Na ausência dela, esse amor obsessivo tornou o pequeno andróide supérfluo, sem propósito. Ava é um programa que absorve todo o conhecimento existente na internet, sobretudo o modo como pensam as pessoas. Se só é possível amar a quem se conhece, seria Ava capaz de amar os humanos? Isso possibilitaria um vínculo entre Caleb e Ava? Quais foram as intenções do criador do software? "Ex_Machina" é daqueles filmes de ficção científica que faz pensar. Ótimo roteiro e mais um desempenho exemplar de Alicia Vikander, vencedora do Oscar de 2016, como atriz co-adjuvante em "A Garota Dinamarquesa". "Ex_Machina" também foi premiado na categoria de Efeitos Visuais.


Diretor: Alex Garland
Roteiro: Alex Garland
Musica: Geoff Barrow, Ben Salisbury
Fotografia: Rob Hardy
Designer de Produção: Mark Rigby
Elenco: Oscar Isaac, Domhnall Gleeson, Alicia Vikander, Sonoya Mizuno
Distribuidora: Universal

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner