(1996) 142 min (16 anos)
Diretor: Mike Leigh
Roteiro: Mike Leigh
Música: Andrew Dickson
Edição: Jon Gregory
Fotografia: Dick Pope
Elenco: Brenda Blethyn, Timothy Spall, Marianne Jean-Baptiste, Phyllis Logan, Claire Rushbrook
Os créditos se abrem num cemitério. À distância, vemos um grupo grande de pessoas, vestindo preto e cantando. Entre elas está Hortense Cumberbatch, optometrista londrina, que acaba de perder a mãe adotiva. Pelas leis inglesas, é um direito seu descobrir suas origens. Assim chega à Cynthia Rose Purley, cortadora de caixas numa fábrica de embalagens e mãe de Roxanne. O relacionamento entre as duas é tenso. A jovem é mal-humorada e agressiva com a lacrimosa e falante progenitora. A família se completa com o tio Maurice, fotógrafo que procura o melhor nos clientes, vive numa linda casa, junto a uma bela e amarga esposa.
O encontro com a filha mais velha será uma surpresa para Cynthia Rose. Nesta família disfuncional, em que as mulheres não se entendem, Hortense será motivo de orgulho e conforto, com seu temperamento plácido, jovial e um trabalho de classe média. Mais não conto, para não estragar o prazer das descobertas pessoais neste drama com toques de comédia.
"Segredos e Mentiras" recebeu 5 indicações para o Oscar 1996. Ganhou o Prêmio Goya e a Palma de Ouro, em Cannes, junto com o Prêmio de Melhor Atriz para Brenda Blethyn.
Curiosidades:
* A maior parte do roteiro foi improvisada. O diretor e roteirista Mike Leigh só disse aos artistas quais eram suas funções no decorrer das filmagens e cada um desenvolveu seu próprio personagem.
* Marianne e Brenda nunca tinham se visto antes da cena em que se encontram no filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário