The Bucket List * *
(2007) 96 min (10 anos)
EUA, California, e outros cantos do mundo - Imagine as maiores montanhas da Terra, totalmente cobertas de neve. O céu está azul e o vento levanta o pó do gelo no ar. Acompanhamos a lenta subida de uma figura solitária, armada contra o frio numa vestimenta amarela, enquanto a voz em off de Morgan Freeman narra os últimos dias do bilionário Edward Cole. Casado 4 vezes, prefere estar solteiro, dono de hospitais e de um gosto sofisticado, não liga para a opinião alheia e está entre os 5% de humanos que não acreditam em Deus. Isso não o livra de estar sujeito às mesmas mazelas das pessoas comuns. Assim Edward descobre-se com câncer e é internado no quarto de um de seus hospitais.
Seguindo sua própria política, que não admite exceções, é obrigado a dividir o espaço com Carter Chambers. Ele é o seu oposto em quase tudo. Homem de fé, modesto e culto, o mecânico de automóveis sonhava ser professor de história. O casamento precoce com Virgínia, a única namorada, leva-o a aceitar o primeiro emprego decente que aparece e dedicar-se à vida em família.
A doença liga esses dois homens de trajetórias tão diversas. Começam jogando cartas para distrair-se, descobrem que o tempo voa e não pode ser desperdiçado. O título em inglês (The Bucket List) refere-se à lista do que fazer antes de chutar o balde, ou, como dizemos em português, bater as botas.
Rob Reiner é diretor de ótimos filmes. Entre eles, 'Conta Comigo' (Stand by Me), que trata da camaradagem entre 4 meninos no começo da vida. 'Antes de Partir' conta a aventura eterna de abrir o coração às pessoas e os olhos para o mundo. Não conheço melhor receita para a felicidade.
Curiosidades:
* Kopi Luwak é colhido na Ásia e considerado o café mais caro do mundo: vendido de US$ 120 a 600 dólares, o meio quilo! É comercializado principalmente no Japão e Estados Unidos.
* O roteirista terminou o script em 2 semanas. Justin Zackham escreveu tendo Morgan Freeman em mente para o papel de Carter. Quando o ator e o diretor Rob Reiner leram o roteiro, pensaram imediatamente em Jack Nicholson para interpretar o irascível bilionário Edward Cole.
* Alfonso Freeman, filho de Morgan, interpreta o papel de seu filho no filme.
* As recentes experiências próprias de Jack Nicholson no hospital inspiraram sua atuação e alguns diálogos incorporados ao filme. Um exemplo são os óculos espelhados que ele usa para ver TV enquanto deitado.
Diretor: Rob Reiner
Roteiro: Justin Zackham
Música: Marc Shaiman
Fotografia: John Schwartzman
Elenco: Morgan Freeman, Jack Nicholson, Sean Hayes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário