Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Samurai do Entardecer


Tasogare Seibei * *
The Twilight Samurai
(2002) 129 min (14 anos)

Japão, Província de Yamagata (1868) - Mulheres choram durante os preparativos do funeral da sra. Iguchi. Para não envergonhar a família da esposa, Seibei contratou um enterro acima de suas posses. Endividado, o humilde "samurai de 50 koku", executa serviços burocráticos para o clã Unasaka, proprietário de pequeno feudo. Nas horas vagas, Iguchi é artesão e cuida da horta, o que não o impede de viver muito pobremente. A alegria de seus dias é ver crescer as filhas de 5 e 10 anos, Ito e Kayano. Elas ajudam-no a cuidar da avó idosa e esquecida.

Com o excesso de trabalho, Seibei descuida-se da aparência e aborrece os colegas, que não tardam em apelidá-lo pejorativamente de "samurai do entardecer", por não aceitar os convites para beber após o expediente. Neste sentido lembra o "Cinderella Man", o boxeur que voltava para casa logo após a luta para tranquilizar a esposa que não tinha coragem de acompanhar pelo rádio.
Seibei tem um único amigo, Liname, membro rico do clã e irmão de Tomoe. A jovem foi sua companheira de infância e acaba de separar-se do marido importuno, violento e beberrão. Para defender os amigos, Iguchi aceita enfrentar o arrogante samurai num duelo. Empunhando apenas um bastão de madeira, deixa-o desacordado e conquista o respeito da comunidade. A seguir é chamado para missão mais perigosa.

Esta é a história diferente de um samurai modesto, sensível, que respeita as mulheres e ama a família. Apesar das dificuldades econômicas, ele é feliz no lar. Enquanto fabrica cestas de madeira, junto ao fogo, Kayano conversa e lê Confúcio. Numa de minhas passagens preferidas, a menina pergunta se não é melhor aprender costura, para ganhar dinheiro fazendo quimonos, do que ler. E o pai responde:
- "É possível que não sirva tanto quanto a costura. Mas aprender nos livros dará a você o poder de pensar. O mundo pode mudar mas, se você tiver o poder de pensar, irá sempre sobreviver. Isso vale tanto para meninos como para meninas."
Não é um samurai moderno o Seibei Iguchi?

* "O Samurai do Entardecer" foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira (2004) e vencedor de vários prêmios no Japão, de 2002 a 2004.

Diretor: Yôji Yamada
Roteiro: Yôji Yamada e Yoshitaka Asama, baseado em obras de Shuuhei Fujisawa ("Tasogare Seibei", "Chikkou Shiatsu" e "Iwaibito Sukehachi")
Música: Isao Tomita
Fotografia: Mutsuo Naganuma
Elenco: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Mitsuru Fukikoshi, Min Tanaka.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner