Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 28 de novembro de 2009

Amantes

Two Lovers *
(2008) 110 min (14 anos)



EUA, Nova Iorque - Um jovem caminha pela ponte Brighton, no Brooklyn, carregando roupas num cabide, onde se lê mensagem da tinturaria: "Amamos nossos clientes". Um som forte, ritmado, que lembra o ruído de máquinas numa fábrica, o acompanha. O rapaz sobe na divisória e se deixa cair, de pé, na água fria. Com os braços levantados, seu corpo vai lentamente afundando, enquanto recorda a imagem e as palavras de uma mulher: "Leonard, te amo, mas vou embora." Voltando à superfície, grita por socorro e é auxiliado pelos transeuntes. Confuso e embaraçado, só quer se afastar das pessoas e ir embora.

Vendo-o chegar encharcado, murmurando explicações insuficientes, seus pais deduzem que Leonard se entregou ao desespero mais uma vez. Numa tentativa de ajudá-lo, apresentam-lhe Sandra, filha de um casal amigo, possível comprador da tinturaria da família. Há um interesse mútuo imediato entre os jovens, para satisfação de todos. A intenção dos pais amorosos é que Leonard continue a trabalhar na tinturaria e se case com Sandra. Enfim, tudo estaria resolvido se, no caminho de Leonard, não aparecesse a loura e esguia Michelle. Fascinado pelo seu jeito desprotegido e sofisticado, ele se sente compelido a conquistar a nova vizinha. Não esmorece nem ao descobrir que ela usa drogas e tem um amante casado.

Nesse triângulo, Sandra quer cuidar de Leonard, que deseja salvar Michelle. A morena é calma, gentil, carinhosa e incentiva o gosto do namorado pela fotografia. Seus encontros com Leonard se dão em ambientes fechados e acolhedores. Contrastando, é no topo do edifício em que moram, onde um vento gelado despenteia os cabelos lisos de Michelle, que os vizinhos se procuram. A diferença de clima representa o que esperar do convívio com cada uma das moças. Leonard deve decidir se prefere o carinho tranquilo ou uma vida provável de paixão e turbulência. O que você escolheria?

"Amantes" tem ótimas performances do elenco e um roteiro bem desenvolvido. O personagem de Leonard Kraditor foi escrito tendo Joaquin Phoenix em mente: "uma alma atormentada, solitária, perdida, comovente" (palavras do diretor). Se ele não tivesse aceito o papel, o filme não teria sido realizado. A trilha sonora é um envolvente caso à parte.

Diretor: James Gray
Roteiro: James Gray & Ric Menello
Fotografia: Joaquín Baca-Asay
Elenco: Joaquín Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw, Isabella Rossellini, Elias Koteas, Moni Moshonov, Bob Ari

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Carvalho disse...

Ih Stella, agora sou suspeito para falar. Adoro Amantes, para mim um dos melhores filmes do ano. Inclusive passei a ver o cinema de James Gray com outros olhos depois desse filme e é um dos atuais cineasta norteamericanos que eu mais admiro.

Acho o filme todo melancólico, mas ao mesmo tempo muito potente por pegar esse personagem já problemático numa situação mais difícl, dividido entre dois amores. O final é lindo.

Stella disse...

O final me deixou intrigada, Rafael. Mas vi como algo positivo, não como conformismo. Olhando a luva, representando a mão que acaricia, Leonard lembrou que era amado. Também achei lindo. Dia desses vou ver de novo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner