Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Há tanto Tempo que te Amo

Il y a longtemps que je t'aime *
(2008) 116 min (12 anos)



"Antes da faculdade, dei aula durante 10 anos na prisão (...) nada foi como era antes. Eu via tudo diferente. Os outros, o céu, o tempo que passa. Percebi que todos que conheci lá dentro eram como eu. Eles poderiam estar no meu lugar e eu no deles." (Michel)

França - "Juliette está prestes a sair da cadeia, onde permaneceu por 15 anos. Sua irmã caçula Léa a aguarda do lado de fora, para recebê-la em sua casa, onde vive com o marido Luc e duas filhas pequenas, vietnamitas e adotadas, além do sogro que perdeu a fala. A situação não é fácil porque Juliette cometeu o mais terrível dos assassinatos e nunca falou disso com ninguém, além de admitir a própria culpa. A reintegração à normalidade é difícil para Juliette. Sua ficha criminal produz rejeição na hora de buscar trabalho. Luc teme deixá-la tomando conta das meninas. Contudo a ex-presidiária encontra afeto e compreensão em sua irmã, no agente da condicional e em Michel, um professor universitário amigo de Léa." (Decine21)

Kristin Scott Thomas está excelente no papel de Juliette e o elenco como um todo não fica atrás. O desenrolar da história não constitui uma surpresa, pois o roteiro vai deixando indícios, mas prende a atenção e emociona até o fim. Vários temas são abordados: sofrimento, solidão, morte, dificuldade em abrir-se para o outro, sentimento de culpa e a família como fonte de afeto e acolhimento. O título "Há tanto tempo que te amo" vem da letra de uma canção do filme, o qual ganhou vários prêmios, inclusive o Bafta para Melhor Filme em Língua Estrangeira. As mais sensíveis podem ir preparando o lenço!

Diretor: Philippe Claudel
Roteiro: Philippe Claudel
Música: Jean-Louis Aubert
Fotografia: Jérôme Almeras
Elenco: Kristin Scott Thomas, Elsa Zylberstein, Serge Hazanavicius, Laurent Grévill, Frédéric Pierrot, Lise Ségur

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Muito provavelmente o filme mais cortante do ano. O desenrolar da narativa, com as informações sendo soltas aos poucos ao longo da história, é muito bem conduzido pelo diretor. E ele ainda tem o suporte excepcional da atuação da grande Kristin Scott Thomas. Muito bom!!!

Stella disse...

Kristin Scott Thomas está realmente excepcional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner