Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Pro Dia Nascer Feliz

Pro Dia Nascer Feliz
(2006) 88 min (Livre)
Se o ensino estivesse melhorando, a gente não precisava do programa de quotas.

Brasil - O documentário de João Jardim é um retrato das escolas brasileiras de ensino médio. Mostra a realidade de professores e alunos desestimulados, assim como a importância das atividades extra-curriculares, sejam bandas de música, percussão, grupos de dança ou auto-expressão. Foram escolhidos seis colégios de São Paulo, Rio de Janeiro e do Nordeste. As cenas gravadas encontraram os estudantes nas salas de aula, corredores, e pátios, assim como os professores reunidos em conselho de classe, avaliando os alunos difíceis. A escola bonita e bem cuidada é valorizada, seja pública ou particular. 

A situação mais difícil encontra-se nas instituições que atendem as favelas da periferia, onde o tráfico de drogas compete com uma escola despreparada para tal realidade. Indivíduos delinquentes aliciam os jovens para a vida curta no mundo dos tóxicos. Lá está o depoimento de quem não vê problema em roubar, e até matar, pois o castigo máximo são 3 anos de reclusão. 

Existe solução a curto prazo, as experiências que deram certo comprovam. No Rio temos a Escola Municipal João de Deus, um pequeno colégio da Penha que alcançou média 7,8 nas provas do Ideb, em 2009. Numa entrevista para o Jornal Futura, a diretora Luciana Landrino conta como a leitura e a produção de textos melhorou o desempenho dos alunos. Com trabalho e boa vontade há luz no fim do túnel. Ronan faz um longo comentário sobre Pro Dia Nascer Feliz no site Passa Palavra.


Curiosidade:
* Filmado em Itaquaquicetuba (Escola Estadual Parque Piratininga II, SP), São Paulo (Colégio Santa Cruz), Manari (Pernambuco) e Rio de Janeiro (Escola Guadalajara)

Diretor: João Jardim
Roteiro: João Jardim
Musica: Dado Villa-Lobos
Fotografia: Gustavo Hadba
Distribuidora: Copacabana Filmes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner