(2011) 99 min (10 anos)
EUA - Dois admiradores de pássaros percorrem a América do Norte para conquistar um "Grande Ano", superando a marca do recordista mundial na detecção de espécies. O jovem Brad Harris tem um chefe compreensivo, mas precisa conciliar o trabalho com a competição. O executivo Stu Preissler está tentando se aposentar como presidente de sua empresa e conta com o apoio da família, enquanto o empreiteiro Kenny Bostick, o atual recordista, arrisca seu casamento para não perder o título. Todos os três "birders" possuem em comum uma grande paixão pelas fantásticas aves que percorrem o mundo, fertilizando o planeta e embelezando a paisagem.
Assim que o filme começou, lembrei-me dos observadores de aves que conheci no curso de fotografia do Jardim Botânico do Rio e no site Multiply. O professor João Quental, Sandro Henrique, Plinio Senna e Paulo Norberg haveriam de se deleitar com a variedade de pássaros que aparece na tela de O Grande Ano. A eles dedico essa postagem, e também a todos os membros do COA (Clube de Observadores de Aves), que precisaram enfrentar a falta de compreensão dos administradores de alguns parques brasileiros. Em vez de incentivarem a admiração pelos animais, usam sua autoridade para impedir os observadores de fotografar os pássaros. Não é o que se faz na América do Norte, onde se reconhece a importância dos fotógrafos como aliados na preservação da natureza.
Escolhi o filme apressadamente, atraída pelo tema e pelo trio de protagonistas, alguns dos meus atores cômicos favoritos no cinema americano. De quebra, tive a surpresa de descobrir Anjelica Huston numa ponta e Dianne Wiest como a compreensiva mãe de Jack Black. Ao final, satisfeita com o resultado, verifiquei que o diretor já tinha me agradado antes. David Frankel dirigiu O Diabo Veste Prada e Marley e Eu. O Grande Ano não chega ao nível dos antecessores, mas é bom o bastante e coloca em relevo toda a beleza das criaturas aladas que alegram nossos olhos e ouvidos. Ao lado, algumas das aves que nos visitaram em casa, capturadas pelas lentes de minha filha caçula, e uma bela saíra sobre galho de cerejeira, registrada em 2011 por João Quental, um dos maiores fotógrafos de ave do país.
foto de Alice |
Curiosidade:
* Nos créditos finais aparecem fotos dos 755 pássaros avistados pelo vencedor da competição.
* Birder é a pessoa que identifica e estuda pássaros nos seus habitats naturais, um observador de aves.
* Vocês já conhecem o Wikiaves? É o site brasileiro onde os observadores de aves podem colocar fotos, identificar espécies e pesquisar registros sonoros e visuais.
* Birder é a pessoa que identifica e estuda pássaros nos seus habitats naturais, um observador de aves.
* Vocês já conhecem o Wikiaves? É o site brasileiro onde os observadores de aves podem colocar fotos, identificar espécies e pesquisar registros sonoros e visuais.
João Quental |
Roteiro: Howard Franklin, inspirado no livro de Mark Obmascik
Musica: Theodore Shapiro
Fotografia: Lawrence Sher
Elenco: Jack Black, Steve Martin, Owen Wilson, Rosamund Pike, JoBeth Williams, Rashida Jones, Dianne Wiest, Brian Dennehy, Anjelica Huston, Tim Blake Nelson, Kevin Pollak
Distribuidora: Fox Film
2 comentários:
Apesar de ligeiro, é um filme curioso. Quem é que não gostaria de ter uma aventura daquelas? :)
Uma grande aventura é ser observador de pássaros, Red! Recomendo. :-) um beijo, S.
Postar um comentário