Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

domingo, 21 de outubro de 2012

Prometheus

Prometheus * * *
(2012) 123 min (14 anos)
Até onde você iria para conseguir suas respostas?

"Há milhões de anos atrás, a espaçonave de avançados alienígenas humanóides chega à Terra. Um dos extra-terrestres bebe um líquido escuro, provocando a desintegração do seu corpo e a queda numa volumosa cachoeira. Vemos seu DNA quebrar-se e recombinar-se, desencadeando uma reação biogenética que fertiliza o planeta com segmentos indutores de vida.

No ano de 2089, ao largo da costa escocesa, os arqueólogos Elizabeth Shaw e Charlie Holloway descobrem um mapa estelar entre as pinturas nas paredes de uma caverna na ilha de Skye. Eles interpretam esse antigo desenho como um convite dos precursores da humanidade, nossos criadores, que o casal de arqueólogos chama de Engenheiros. O presidente da Weyland Corporation financia a construção da nave espacial  Prometheus e a viagem para seguir o mapa estelar até o longínquo planeta LV-233, muitos anos luz distante da Terra, onde os cientistas buscarão respostas às questões sobre nossas origens. A tripulação hiberna enquanto a USS Prometheus viaja à velocidade da luz, monitorada pelo robô David".

Chegando à órbita de LV-233, a equipe é despertada de um sono de mais de 2 anos. Apenas o andróide David conhece em detalhes o objetivo da missão, mas nem ele é capaz de imaginar a magnitude de seus perigos. (traduzido e adaptado de sinopse do IMDB)

David
Pois é, do cinema para a telinha passei a apreciar ainda mais o novo filme de Ridley Scott. Na TV perdeu-se algo do impacto visual, mas cresceu minha compreensão da grandiosidade da trama. De tal modo dominou meu pensamento esses últimos dias que, ao ser convidada para fazer a leitura da aclamação do Evangelho, na Missa de hoje, as palavras "Jesus Cristo veio servir, Cristo veio dar sua vida. Jesus Cristo veio salvar, viva Cristo, Cristo viva!" lembraram-me imediatamente da dra. Elizabeth Shaw de Prometheus.

A personagem do filme é uma cientista cristã que escolheu acreditar num projeto de vida feito de amor e sacrifício. E isso fez diferença na trama, pois a ideia de sacrifício e esperança está implícita no significado do nome da nave espacial, na auto-imolação do alienígena que inicialmente fertiliza a Terra e em ações de alguns tripulantes. Além da dra. Ellie, outro personagem atraente é o imortal David, um louro oxigenado irônico, que imita Peter O'Toole em Lawrence da Arábia, usa sandálias de dedo e é capaz de admiração. Os outros tripulantes são menos explorados e o que se vê deles não inspira. Mas, no conjunto, essa obra de Ridley Scott enche os olhos e as idéias; dá vontade de "quero-mais!".

Durante o almoço de ontem, tentava transmitir minha renovada empolgação com o filme para a família presente, quando o irreverente filho número quatro diz que o desenhista dos alienígenas humanoides deve ser fã do Bob Esponja. Diante da perplexidade geral, explicou que os Engenheiros se assemelham ao Lula Molusco no episódio em que levou uma portada e se transformou num homem bonitão. E eu, que duvido que Neville Page ou Ridley Scott assistam aquele desenho animado, tive que reconhecer uma certa semelhança. A verdadeira explicação para a aparência dos humanóides extra-terrestres foi colocada aí abaixo (*).
thefilmconnoisseur

Curiosidade:
* Ridley Scott queria que os Engenheiros parecessem deuses greco-romanos e instruiu o designer Neville Page a usar como referência a Estátua da Liberdade, o David de Michelangelo e Elvis Presley.  (wikipedia)

* Na mitologia grega Prometeu era o titã que enganou os deuses e roubou o fogo para dá-lo aos homens. Como castigo, foi acorrentado a uma montanha no Cáucaso onde uma águia vinha bicar-lhe o fígado, que sempre se regenerava.

* De acordo com Ridley Scott, os escritos de Eric von Däniken sobre os antigos astronautas inspiraram a trama do filme. "Tanto a NASA quanto o Vaticano concordam que matematicamente é quase impossível estarmos aqui hoje sem uma pequena ajuda no meio do caminho. É isso que estamos procurando: estamos falando de deuses e engenheiros, engenheiros do espaço. Foram os Aliens concebidos como uma guerra biológica ou uma forma de limpar o planeta?" ( trivia do imdb)

* A sequência de "início dos tempos" foi filmada na Islândia (cachoeira Dettiffoss) e levou 2 semanas para ser gravada.

dra Ellie Shaw
* O designer suíço H. R. Giger, que trabalhou no projeto original do Alien Xenomorfo, foi trazido para ajudar na engenharia reversa do design dos Aliens no filme Prometheus.

Diretor: Ridley Scott
Roteiro: Jon Spaihts e Damon Lindelof, baseado em elementos criados por Dan O'Bannon e Ronald Shusett
Musica: Marc Streitenfeld
Fotografia: Dariusz Wolski
Desenhista de Produção: Arthur Max
Elenco: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Guy Pearce, Idris Elba, Logan Marshall-Green, Sean Harris, Rafe Spall, Patrick Wilson, Ian White
Distribuidora: Foxfilm

e aqui a foto do Lula Molusco bonitão! (handsome Squidward)


4 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Stella, bom saber que "Prometheus" não perde sua qualidade na telinha. Conferi o filme no cinema e gostei bastante do resultado, especialmente em função do visual, que é impressionante!

Stella disse...

Assisti duas vezes em casa, Matheus. Na TV menor a imagem ficou meio escura mas na televisão de 42 polegadas já deu para transmitir melhor toda a beleza do filme.

bruno knott disse...

Eu gostei muito do filme no cinema e tenho a impressão que tb vou gostar ainda mais no blu-ray...

De fato o seu filho numero 4 foi perspicaz nessa observação!!! é parecido mesmo ehhe

Stella disse...

Bruno, fiquei até um pouquinho revoltada quando vi a foto do Lula Molusco, mas a contragosto tive que concordar com a observação. ;-)

O bom de assistir no blu-ray é pegar aqueles detalhes que nos escaparam no cinema.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner