Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Guerra dos Botões

La Guerre des Boutons *
(2011) 105 min (12 anos)

França - Há algumas gerações, as crianças das aldeias vizinhas Longeverne e Velran guerreiam entre si. A tradicional batalha mobiliza todos os alunos entre 7 e 14 anos, não deixando de fora nem os professores. Os pequenos usam dos meios necessários para defender sua honra e tentam não ser percebidos pelos pais e mães, o que é complicado quando voltam para casa com as roupas rasgadas e sem os botões. (adaptado da capa do DVD)

Ambientado em 1960, quando os franceses lutavam na Argélia, o filme A Guerra dos Botões critica os conflitos bélicos do mundo adulto. Inspirado na obra literária de Louis Pergaud (1882-1915), foi lançado na mesma semana de setembro de uma outra adaptação: La Nouvelle Guerre des Boutons, dirigida por Christophe Barratier. O filme de Yann Samuell tem um elenco de pequenos atores encantador, todos muito compenetrados em seus papéis. 

O roteiro leva-nos a tomar o partido dos aldeões de Longeverne, onde o líder Lebrac mora com duas irmãzinhas e a mãe viúva. Trabalhando na fazenda para sustentar a família, o jovem Lebrac desperta a admiração e lealdade de todos os meninos da vila. Embora não queiram a participação das garotas, elas estão de olho em tudo o que acontece. E, numa de minhas cenas favoritas, os adversários Velran são neutralizados pela segurança e graça de uma donzela num vestido branco. Delicioso.

Curiosidade:
* O escritor Louis Pergaud foi professor e pacifista. Morreu aos 33 anos, durante a Primeira Guerra Mundial, quando o hospital alemão onde estava internado foi alvejado pelo exército francês.

Diretor: Yann Samuell
Roteiro: Yann Samuell, baseado no livro de Louis Pergaud
Musica: Klaus Badelt
Fotografia: Julien Hirsch
Elenco: Vincent Bres, Mathilde Seigner, Eric Elmosnino, Tristan Vichard, Salome Lemire, Alain Chabat, Tom Terrail, Théo Bertrand
Distribuidora: Imovision

Sem Asterisco - interessante
* bom
** ótimo
*** excelente

2 comentários:

bruno knott disse...

esse ano tivemos vários filmes franceses interessantes estreando por aqui. acho que esse é mais um deles. pretendo conferir.

Stella disse...

As crianças são o trunfo do filme, Bruno, agem com a maior naturalidade. O menino mais novinho(Petit Gibus) conquista nosso coração logo de cara. Vale a pena conferir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner