(2011) 132 min (14 anos)
Use sua liberdade para defender a nossa
Birmânia/Mianmar - Um tigre repousa entre as árvores na mata. No jardim de sua casa, Aung San conta a história da Birmânia para sua filhinha Suu. Antes de sair para uma reunião de trabalho, o líder do governo coloca uma flor nos cabelos da menina. Ninguém imaginava que seria a última vez que se veriam.
Anos mais tarde, morando em Londres, a filha de Aung San está casada com Michael Vaillancourt Aris, professor de Oxford e estudioso de assuntos Tibetanos e Himalaios. Mãe de dois filhos, Aung San Suu Kyi cozinha para a família, lê a vida de Gandhi, escreve alguns artigos e acompanha pelo noticiário a repressão de seus compatriotas, governados com mão de ferro pela ditadura militar. Quando sua mãe adoece, Suu volta a Rangum para se despedir. Diante da violência do regime, não consegue ficar indiferente e voltar para a tranquilidade do lar na Inglaterra. Com a tenacidade e firmeza de uma nanny britânica, e o sorriso e meiguice de uma gueixa, a dama birmanesa prega a resistência pacífica para enfrentar as armas e exigir os direitos humanos para seu povo.
Filmado na Tailândia, onde muitos birmaneses estão exilados, Além da Liberdade é um filme a espera de um desfecho feliz, pois a nação ainda engatinha na caminhada para a democracia. Baseado em fatos reais, focaliza a luta de Aung San Suu Kyi pela implementação da liberdade na Birmânia - ainda hoje governada pela ditadura militar - e a dolorosa escolha entre sua família inglesa e seu país.
Suu real e atriz Michelle Yeoh |
Curiosidade:
Roteiro: Rebecca Frayn
Musica: Eric Serra
Fotografia: Thierry Arbogast (Angel-A, O Quinto Elemento, O Cavalheiro do telhado e a Dama das Sombras)
Elenco: Michelle Yeoh, David Thewlis, Jonathan Raggett, Jonathan Woodhouse, Susan Wooldridge, Benedict Wong, Marian Yu, Donatienne Dupont
Distribuidora: Paris Filmes
Sem Asterisco - interessante
* bom
** ótimo
*** excelente
2 comentários:
Luc Besson é um diretor com altos e baixos, mas sempre tenho curiosidade de ver seus filmes.
Ele foi corajoso de driblar as autoridades de lá desse jeito!
PS: desejo um excelente 2013 para você e para a família!
Obrigada, Bruno, o ano está começando bem. Todos com saúde, boas perspectivas de lançamentos na locadora, árvores floridas no Cosme Velho, muitos turistas, três filhos fazendo aniversário em janeiro... A festa continua! Que 2013 seja excelente para todos nós! Um abraço, S.
Postar um comentário