Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

sábado, 14 de junho de 2014

Trapaça

American Hustle * *
(2013) 138 min (14 anos)

EUA - O sr. Rosenfeld era dono de uma vidraçaria modesta em Nova Iorque. Para ajudar o pai nos negócios, seu filho Irving começa a quebrar as vitrines de várias lojas do bairro. Já adulto, Irving Rosenfeld perseverou nos meios ilícitos de fazer dinheiro e tornou-se proprietário de uma rede de lavanderias, ao mesmo tempo em que empreendia um ou outro negócio escuso. Experiente no ramo de passar a perna em pessoas desesperadas pelo vil metal, Irving se esmerava nos mínimos detalhes antes de atuar em seus esquemas mirabolantes. Tudo começava com uma elaborada operação de colagem de apliques para esconder a calvície no alto da cabeça.

Durante uma festa, o empresário nova-iorquino se apaixona à primeira vista pela atraente Sidney Prosser. Os dois têm muito em comum, além da paixão pelo músico Duke Ellington, e juntos começam a ganhar dinheiro ilicitamente. Seria uma bela história de amor e parceria se Irving não fosse casado com a bela e instável Rosalyn, que não hesita em chantageá-lo com a perda da guarda de Danny, seu filho único, que Irving adotou.

A vida da dupla de estelionatários se complica quando o agente do FBI Richard DiMaso ameaça processar Sidney, se o casal não colaborar na prisão de quatro criminosos de colarinho branco. Um dos primeiros candidatos a ser investigado é o popular prefeito Carmine Polito. Irving reluta, mas não tem como evitar o ambicioso esquema do agente DiMaso. Haverá um futuro feliz para o casal de apaixonados trambiqueiros?

Como é possível torcer por um sujeito tão mentiroso, além de careca e barrigudo? Talvez porque Irving fosse inteligente e capaz de nutrir bons sentimentos em relação a, pelo menos, um seleto grupo de pessoas. Quanto aos outros seres humanos, eram apenas vítimas a serem enganadas. "Trapaça" é uma história bem contada, admiravelmente encenada e interpretada. Indicado a vários prêmios, o filme levou alguns: O BAFTA de Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Lawrence), Melhor Maquiagem e Penteado. E o Globo de Ouro de Melhor Comédia, Melhor Atriz Principal (Amy Adams) e melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Lawrence). O conjunto do elenco venceu o Screen Actors Guild Award de 2014.

Curiosidades:
* Muito do que acontece no filme "Trapaça" foi improvisado. Durante a gravação, Christian Bale comentou com David Russell: - "Isso vai alterar completamente o enredo". Ao que o diretor respondeu: - "Christian, eu detesto enredos, sou todo pelos personagens."

* Robert DeNiro não reconheceu o ator Christian Bale no set, quando este estava caracterizado como Irving Rosenfeld. Disfarçadamente perguntou ao diretor: - "Quem é esse?" Mais um ponto para a equipe de Penteado e Maquiagem.

* Christian Bale engordou mais de 18 kg para interpretar o personagem Irving Rosenfeld e adquiriu duas hérnias de disco.

* Jennifer Lawrence é apaixonda por Doritos e manchou várias roupas da produção. O departamento de figurinos fez vestidos em duplicata para que ela tivesse sempre um limpo para usar.

* O filme é levemente baseado no escândalo Abscam (abreviação de golpe Árabe), uma investigação do FBI entre as décadas de 70 e 80, que começou como tráfico de propriedade roubada e expandiu-se para incluir corrupção política. O personagem Irving Rosenfeld é vagamente inspirado na vida do vigarista condenado Melvin Weinberg, cuja história foi contada no livro "The Sting Man", de Bob Greene.

Diretor: David O. Russell
Roteiro: Eric Warren Singer, David O. Russell
Musica: Danny Elfman
Fotografia: Linus Sandgren
Designer de Produção: Judy Becker
Diretor de Arte: Jesse Rosenthal
Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Jeremy Renner, Elisabeth Röhm, Paul Herman, Robert De Niro
Distribuidora: Sony Pictures

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante

2 comentários:

Gustavo disse...

Difícil não torcer por Irving. Ele é um amontoado de defeitos físicos, mas tem uma autoconfiança que eu jamais terei. E tem sentimento, como prova os olhares doídos em reação às patadas de Sidney.

Um filme divertidíssimo sobre gente. Simples assim.

Stella disse...

É verdade, Gustavo, a autoconfiança de Irving é inspiradora, assim como seu amor pelo enteado e por Sidney. E o jeito para lidar com a esposa difícil e desajeitada? Um primor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner