Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Belle e Sebastian

Belle et Sébastien * *
(2014) 98 min (10 anos)

França - Em 1943, numa aldeia dos Alpes franceses, vivem o pastor de ovelhas César e sua filha Angelina, a bela padeira local. Os dois cuidam de Sébastian, nascido no dia de São Sebastião há sete anos atrás. Sua mãe, uma cigana de passagem pela aldeia de Saint-Martin, morreu logo depois do parto. César faz o papel de avô, conforta o menino, dizendo que sua mãe o ama, mesmo estando longe na América, enquanto ensina o guri sobre a vida nas montanhas. 

O pastor francês está tentando encontrar o cão selvagem que anda atacando seu rebanho, mas Sebastian o encontra primeiro e começa a cativar o animal, tornando-se amigos inseparáveis. Além da "fera selvagem", toda aldeia tem que lidar com a patrulha nazista, cuja missão é impedir a fuga dos judeus em direção à fronteira. Na contra-mão dos alemães, o médico Guillaume, namorado de Angelina, conduz os refugiados pelos gelados caminhos das montanhas em direção à Suíça.

Mais do que Belle, o expressivo Félix Bossuet, como Sébastien, e a linda padeira Angelina são os trunfos de "Belle e Sebastian". O filme de Nicolas Vanier é mais do que bonito, chega a ser deslumbrante, pelo cenário das paisagens alpinas. Bom para reunir a família em qualquer momento, na tradição das histórias de Marcel Pagnol (A Gloria de Meu Pai, O Castelo de Minha Mãe).

Curiosidades:
* Belle pertence a uma raça antiga de Cão das Montanhas dos Pirineus, oriunda da Ásia Central e trazida para a Península Ibérica há cinco mil anos, como guardador de rebanhos. Uma das raças preferidas da realeza francesa para guardar castelos, recebeu de Luis XIV o título de Cão Real da França em 1675.

Margaux Châtelier como Angelina
* O personagem André é interpretado pelo ator e diretor Mehdi El Glaoui, filho de Cécile Aubry, autora do livro "Belle et Sébastien".

Diretor: Nicolas Vanier
Roteiro: Juliette Sales, Fabien Suarez, Nicolas Vanier, baseado no livro de Cécile Aubry (1965)
Musica: Armand Amar
Fotografia: Éric Guichard
Designer de Produção: Sebastian Birchler
Figurino: Adélaïde Gosselin
Elenco: Félix Bossuet, Tchéky Karyo, Margaux Châtelier, Dimitri Storoge, Andreas Pietschmann, Urbain Cancelier, Mehdi El Glaoui, Paloma Palma
Distribuidora: Imovision

*** excelente
** ótimo
* bom

Sem Asterisco - interessante
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner