(2006) 116 min (14 anos - cenas de violência e relação sexual)
Itália - Em grupos de três, mulheres despidas, usando máscaras e sapatos altos, desfilam num palco, para uma platéia invisível. Só uma voz é ouvida na sala semi-escura, dirigindo a cena. Olhos se sucedem atrás de um orifício na parede, observando e escolhendo. Uma das jovens é selecionada; tira a máscara e começa a vestir-se, quando é agarrada, amarrada, jogada ao chão, espancada brutalmente. Entre maus-tratos e presentes, Irena passa a viver sob as ordens de Muffa, um gigolô cruel que controla uma rede de prostituição.
Anos mais tarde, a ucraniana chega à cidade de Velarchi, onde procura alojamento e trabalho. Seu objetivo é aproximar-se do casal de ourives Adacher e de sua filha Tea. Irena usará de todos os meios para tornar-se uma auxiliar indispensável. Os flashbacks vão esclarecendo o mistério de sua vida passada e suas intenções presentes. Mas há alguns fatos que até ela desconhece...
'A Desconhecida' é um filme tenso e soturno. Sua fonte de luz e cor provem de alguns momentos alegres passados entre a então loura Irena com o namorado. Ganhou vários prêmios internacionais, inclusive o Donatello de Melhor Filme, Atriz, Fotografia, Música e Diretor para Giuseppe Tornatore (Cinema Paradiso). Não é pouca coisa, mas se você estiver num dia triste, escolha outro.
Diretor: Giuseppe Tornatore
Roteiro: Giuseppe Tornatore e Massimo De Rita
Música: Ennio Morricone
Fotografia: Fabio Zamarion
Elenco: Ksenia Rappoport, Claudia Gerini, Michele Placido, Clara Dossena.
Um comentário:
Nada de atraente e menos ainda para menores de 14 anos, numa época em que impera a violência e a libertinagem. No mínimo, concorre para estimular a crueldade em muitos jovens.
Postar um comentário