Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Em Busca da Vida

Sanxia Haoren *
Still Life
(2006) 100 min (12 anos)



China, Fengjie - Homens, mulheres e crianças conversam, riem e jogam numa balsa que percorre o rio Yangtze. Para a construção da monumental Represa das Três Gargantas, as suas águas invadirão gradualmente a antiga cidade de Fengjie. Muitos moradores partiram, outros trabalham na demolição dos prédios. Neste ambiente desolador chegam dois personagens. O mineiro de carvão Han Sanming busca a ex-mulher e a filha de 16 anos que não chegou a conhecer. A enfermeira Shen Hong procura o marido que não aparece em casa há 2 anos. Enquanto esperam vão fazendo novos contatos.

É impressionante como a construção da nova China levou à destruição da cultura antiga, da qual restaram a Grande Muralha e a Cidade Sagrada. A atual falta de referências, os escassos vínculos familiares soam estranhos para nós. Na oferta de um cigarro, de uma bala, na partilha da mesa travam-se novos conhecimentos. A visão dos prédios condenados, dos pobres pertences dos moradores amontoados, compõe a atmosfera triste deste filme. As pessoas, ainda que busquem um caminho, um futuro, parecem secundárias em relação às grandes obras: como a imensa hidrelétrica ou a ponte iluminada. É a beleza do rio, atraindo o olhar para a paisagem, que traz algum alívio para tal ar de melancolia.



Diretor:
Jia Zhang-Ke
Roteiro: Jia Zhang-Ke
Música: Lim Giong
Fotografia: Yu Likwai
Elenco: Zhao Tao, Han Sanmig, Wang Hong Wei.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nenhum apreço pela nova China; raro foi o que de aproveitável fizeram. Uma visitante informa que lá só há banheiros literalmente públicos: sem portas...

Stella disse...

Realmente é uma pena o que foi feito na China durante a Revolução [b]Anti-Cultural[/b]. Pelo menos Taiwan ficou mais preservada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner