Viva Zapatero! *
(2005) (12 anos)
"Se não há liberdade de expressão, quem está no poder pode fazer o que quer." (George Orwell)
Itália - Em 2003, Sabina Guzzanti gravou um programa humorístico para a RAI. Satirizava Silvio Berlusconi e membros de seu governo. Apesar do sucesso de RaiOt (1.834.000 espectadores) na TV pública, a emissora cancelou-o, temendo um processo por difamação da Mediaset, de propriedade do poderoso Primeiro-Ministro. Outros jornalistas conceituados forma demitidos ou processados pelas críticas a Berlusconi. A comediante política responsabilizou tanto o governo como os partidos de direita e esquerda, que ficaram apáticos diante da atuação arbitrária e prejudicial à democracia italiana.
Sabina entrevistou colegas humoristas na França e Inglaterra, mostrando a liberdade com que fazem graça às custas dos dirigentes de seus países, sem que isso seja visto como ameaça à governabilidade. Pelo contrário, a liberdade de expressão é considerada garantia da democracia. Com ou sem humor, o jornalismo precisa ser independente, fazer perguntas pertinentes e honestas em seu trabalho de contínua investigação.
José Luis Rodríguez Zapatero foi eleito presidente da Espanha em 2004 e separou a TV pública do poder político como primeira medida do seu governo.
A voz mansa usada por Sabina durante a narração e o tom humorístico deste documentário lembram necessariamente Michael Moore.
"A democracia que tem medo da caricatura, da crítica, que tem medo do humor, é doente. É ela que está com problemas. A democracia que é forte e segura, que é justa e honesta, não tem medo do humor. Pelo contrário, ri junto e diz: É verdade, eu errei." Bruno Gaccio, escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário