Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Estômago


Estômago * *
(2007) 100 min (16 anos) - seria mais adequado para os maiores de 18 anos

São Paulo - Raimundo Nonato louva os sabores e a história do queijo gorgonzola. Em vão, os companheiros não querem o queijo empestando o ambiente. O paraibano chegou a São Paulo inexperiente, com a mala e a fome. Sentando no botequim do seu Zulmiro, devorou 2 coxinhas e não teve como pagar. Lavar os pratos e a cozinha foi a saída honrosa. Em troca de teto e comida ele ficou, aprendeu, superando o patrão na arte dos pastéis e salgados. Nonato tem um dom para a culinária. Giovanni, dono do sofisticado restaurante Boccaccio, reconhece o talento do paraibano e o contrata como aprendiz. Lidando com iguarias mais caras, Raimundo adquire experiência gastronômica, mas pouca vivência fora da cozinha. Conhece Íria, uma prostituta gulosa a quem seduz com pratos bem temperados. Ele quer casar e ela aceita.

"Estômago" se passa em dois tempos, e o roteiro é habilidoso em costurá-los, despertando-nos o paladar como uma versão tupiniquim da "Festa de Babette". A arte fugaz das panelas desarma os espíritos e cria nos convivas a dependência do chef, criador de tais experiências maravilhosas. A música de Giovanni Venosta enfatiza de forma admirável o clima do filme.

O único tempero excessivo foi o abuso de palavrões, começando já na primeira cena. Desconcentra, quebra a suspensão de descrença; não há ganho. No mais, um filme inesquecível.

Diretor: Marcos Jorge
Roteiro: Lusa Silvestre, Marcos Jorge, Cláudia da Natividade e Fabrizio Donvito, baseado em argumento de Lusa Silvestre e Marcos Jorge. A história é inspirada no conto "Presos pelo Estômago", do livro "Pólvora, Gorgonzola e Alecrim", de Lusa Silvestre.
Música: Giovanni Venosta
Fotografia: Toca Seabra
Elenco: João Miguel, Fabíula Nascimento, Babu Santana, Carlo Brianni, Zeca Cenovicz.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner