Lista de sugestões de filmes interessantes. Cada postagem traz foto, breve sinopse, censura, diretor, distribuidora, elenco, responsáveis pelo roteiro, musica e fotografia. Com o eterno deslumbramento de fã apaixonada, By Star Filmes acredita que o cinema emociona, ensina e é a melhor diversão.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

História de um Massacre

Shake Hands with the Devil 
(2007) 112 min (16 anos)


Ruanda - O general canadense Romeo Dallaire é enviado pela ONU a Ruanda. O objetivo de sua missão é evitar, sem tomar partidos, que um conflito étnico transforme-se em tragédia. À medida que o perigo aumenta, outros países vão retirando seus compatriotas e funcionários, mas Dallaire recusa-se a abandonar os milhares de refugiados que estão sob sua proteção. Os recursos são poucos, a equipe de 454 dedicados soldados é pequena para alimentar e atender 32.000 tutsis e hutus moderados, abrigados dentro das instalações administrada pelas Nações Unidas.  

De todos os filmes já feitos sobre o genocídio em Ruanda esse é o mais didático. Logo na abertura, relata como a situação começou. Antes da colonização belga, os ruandenses viviam como um só povo. A partir de 1916 foi introduzido um sistema de cartões de identificação que privilegiava a etnia minoritária dos tutsis, que passaram a ter preferência na educação, no trabalho e no poder. Em 1959, quando Ruanda se tornou independente, a Bélgica deixou para trás uma nação partida, dividida pelo ódio entre hutus e tutsis. Os hutus se rebelaram, tomaram o governo, exilaram e mataram os adversários.  

Em 1990, uma força multi-etnica tutsi invadiu Ruanda pela fronteira com Uganda. Em 1993 foi assinado um tratado de paz, protegido pelas Nações Unidas, mas desrespeitado pelas milícias hutus, que exterminavam os tutsis e os hutus moderados a golpes de facão. Tentando salvar o maior número de pessoas, Roméo Dallaire viu-se obrigado a negociar e apertar a mão de homens que incentivavam o extermínio de crianças e o estupro de mulheres, nesta sangrenta luta pelo poder.

Em 2005, o general foi eleito Senador pelo Canadá, onde combate o uso de crianças no exército e luta pela prevenção do genocídio.  Em Ruanda, o General Paul Kagame dirige um governo que está reconstruíndo o país num espírito de perdão e reconciliação. O exemplo de Nelson Mandela (África do Sul) mostra-se eficiente na tarefa de sanar as profundas feridas causadas pelo ódio e pela discriminação.

"Rwanda" e "Hotel Ruanda" são grandes filmes, feitos com arte, mais emocionantes. Precisam ser vistos. "História de um Massacre" tem valor didático e belíssimas paisagens daquela terra banhada em sangue. Que sejam uma nação, um povo.

Diretor: Roger Spottiswoode
Roteiro: Michael Donovan, baseado na autobiografia de Roméo Dallaire
Música: David Hirschfelder
Fotografia: Miroslaw Baszak
Elenco: Owen Sejake, Roy Dupuis, Michel Mongeau, Akin Omotoso

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

banner