Hotel Rwanda * *
(2004) 121 min (14 anos)
No sofisticado "Hôtel des Mille Collines", de propriedade do grupo belga Sabena, o gerente Paul Rusesabagina mantém um oásis de eficiência, conforto e tranquílidade. Casado com uma tutsi, pai de 3 crianças, ele mesmo é da etnia hutu. Quando a situação em Kigali torna-se crítica, depois de uma primeira hesitação, Paul usa toda sua diplomacia para abrigar e salvar do genocídio mais de 1200 adultos e crianças.
'Hotel Ruanda' editou um pouco a vida pessoal de Paul Rusesabagina e evita mostrar toda a crueza dos ataques da milícia hutu Interahamwe. Atualmente Paul mora em Bruxelas com a esposa Tatiana, três filhos e duas sobrinhas adotadas. Paul salvou tutsis e hutus moderados sendo um bom gerente de hotel. Por isso escolhi esse filme para abrir o marcador HOTEL no By Star Filmes, atendendo ao pedido de duas simpáticas hoteleiras. Em momentos de crise, manter a calma e a rotina funcionando também é uma forma de heroísmo.
As atuações de Don Cheadle e Sophie Okonedo, como o casal Rusesabagina, são emocionantes e mereciam mais do que apenas indicações ao Oscar, mas foram reconhecidas em outras premiações.
Curiosidades:
![]() |
Paul e Tatiana Rusesabagina, ao lado de Don Cheadle |
* Em apenas três meses, um milhão de pessoas foram assassinadas em Ruanda.
* O roteirista passou um ano escrevendo o primeiro esboço do roteiro. Durante o processo, ele entrou em contato com a Embaixada de Ruanda em Washington, DC. A mulher que atendeu o telefone era uma sobrevivente que ficou no Hôtel des Mille Collines.
* Em 2003, o diretor Terry George visitou Ruanda na companhia de Paul Rusesabagina. Foram encontrar sobreviventes, ouvir suas histórias e procurar entender as causas que levaram ao genocídio.
* História de um Massacre (Shake Hands with the Devil), dirigido por Roger Spottiswoode, explica didaticamente a gênese do conflito, tendo como personagem principal o general canadense Romeo Dallaire, enviado pela ONU a Ruanda. O general devia evitar o conflito sem tomar partido. Missão quase impossível para um ser humano sensível.
Diretor: Terry George
Roteiro: Keir Pearson & Terry George
Musica: Andrea Guerra
Fotografia: Robert Fraisser
Elenco: Don Cheadle, Sophie Okonedo, Nick Nolte, Joaquin Phoenix, Desmond Dube, Hakeem Kae-Kazim, Cara Seymour, Jean Reno, Tony Kgoroge, Leleti Khumalo
Distribuidora: Imagem Filmes
2 comentários:
Esse filme é fantástico!
http://filme-do-dia.blogspot.com/
Não achei esse filme especialmente memorável, mas ao menos o fato de ele ter sido feito já tirou muitas pessoas (como eu) da ignorância em relação aos fatos narrados.
Postar um comentário