Get Low *
(2009) 103 min (12 anos)
EUA - Uma casa em chamas domina a paisagem de uma noite no campo. Volumosas labaredas lambem o céu azul escuro e escapam por entre janelas e porta. Subitamente, uma figura salta de uma das janelas superiores sobre o telhado da varanda. Rola no chão para apagar o fogo nas costas e some na escuridão.
Crianças atravessam o bosque de Caleb County para chegar até um pequeno chalé de madeira. Um menino joga uma pedra na vidraça e corre com medo de ser apanhado pelo proprietário. O senhor idoso de cabelos compridos e barba longa não é de fazer amigos. Não hesita em atirar nos que invadem sua propriedade. Há 40 anos Felix Bush vive isolado da sociedade humana e prefere a companhia dos animais, especialmente sua mula Gracie. Na cidade correm histórias terríveis sobre ele, ainda que não sejam comprovadas. Sentindo que o fim de sua vida se aproxima, concebe um plano de acerto de contas.
Frank Quinn e Buddy Robinson, o proprietário e o empregado da funerária local, se oferecem para ajudar o eremita no seu projeto. Trata-se de organizar uma festa fúnebre, com a presença do homenageado ainda vivo. Como atrair os convidados, já que todos detestam ou temem Felix Bush? Mas o excêntrico idoso é esperto, consegue que os outros façam o que ele quer.
'Segredos de um Funeral' é um drama temperado com toques de humor, trazendo a presença segura do sempre convincente Robert Duvall e do divertido Bill Murray, vivendo respectivamente o intenso recluso e o dono da funerária. Todo gravado no estado da Georgia, o filme tem a bela fotografia como outra de suas virtudes. Para quem gosta de ter logo resolvidas as indagações deixadas pela narrativa, é preciso ter um pouco de paciência. Por exemplo: quem era o homem que corria do incêndio? Ao final já sabemos. Mas quem bateu na cabeça de Buddy Robinson? Minha dúvida persiste.
Curiosidade:
* O filme se baseia na história real de Felix Breazeale, um recluso do Tennessee que encenou a própria morte em 1938, aparentemente porque desejava saber o que as pessoas diriam dele depois que morresse. Dez mil pessoas compareceram. Mais detalhes podem ser lidos na página do Time.Diretor: Aaron Schneider
Roteiro: Chris Provenzano e C. Gaby Mitchell, baseado em história de Chris Provenzano & Scott Seeke
Música: Jan A. P. Kaczmarek
Fotografia: David Boyd
Elenco: Robert Duvall, Sissy Spacek, Bill Murray, Lucas Black, Bill Cobbs, Gerald McRaney, Lori Beth Edgeman, Scott Cooper, Andy Stahl
Distribuidora: Sony Pictures
2 comentários:
Grandesíssimo fã de Robert Duvall. Ele esteve tão cotado pro Oscar, pena que não chegou lá!
Gustavo, pelo menos Robert Duvall já tem o Oscar dele na prateleira. Mas faz tanto tempo que era para ter recebido um outro, dada a qualidade de suas interpretações.
Postar um comentário